Porto Velho inicia Semana da Pátria, Por Zékatraca

Por Zékatraca

Porto Velho inicia Semana da Pátria, Por Zékatraca

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Foi bacana, mais não foi legal, a abertura da Semana da Pátria em solenidade que aconteceu na praça do Palácio Rio Madeira também conhecido como CPA, na manhã de ontem dia 1º.

********

Bacana porque é realmente marcante, uma solenidade que reverencia a nossa independência;

*********

Não achei legal, porque muitas autoridades constituídas não prestigiaram o evento. Exemplo: o próprio governador Confúcio Moura preferiu prestigiar outra solenidade e deixou para o vice Daniel Pereira a abertura da Semana da Pátria.

********

Não vimos nenhum representante do poder Legislativo, pelo menos representando o presidente Maurão de Carvalho. Nem o Hermínio estava lá pra depois, sair criticando a administração atual, sua especialidade.

*********

Isso leva a crer que alguma coisa está no ar que não é avião e nem urubu. Será que o deputado Maurão que está pleiteando a indicação do seu partido, para disputar o governo estadual, esta desconfiado que esteja sendo “rifado” pelos corredores do Pacaás Novos.

********

Outra ausência notada e comentada, foi dos representantes do Poder Judiciário. Não tinha ninguém, nem mesmo o porteiro do TJ assim como não vimos ninguém do MP.

********

Nem mesmo um pelotãozinho da PM desfilou como aconteceu até o ano passado. Quer saber mesmo. Foi uma solenidade “meia boca”.

********

Será que o Chefe da Casa que coordena esse tipo de solenidade, está tão desprestigiado assim, pra faltar tanta autoridade considerada importante, numa solenidade com a da abertura da Semana da Pátria.

********

Lembro que os convites para esse ato cívico, até bem pouco tempo, eram disputados a “tapa”, gente fazia lobby para conseguir um, só pra ficar ao lado do governador do estado, ou pelo menos, para ter o privilégio em dizer: “Fui convidado para a solenidade da abertura da Semana da Pátria pelo governador.

**********

Naquele tempo, o convite dava direito a participar do Baile da Independência que depois que o 5º BEC chegou, era realizado no Clube dos Oficiais que ficava la na REO. Antes era ou no Ypiranga ou no Bancrévea

*********

Ontem, nem mesmo meu amigo Anizinho Gorayeb que assim como eu adora esse tipo de festa, marcou presença no CPA. Tava bem contando história no interior do estado.

*********

O prefeito preferiu curtir a abertura do Festival de Praia de Fortaleza do Abunã e mandou um representante que ninguém conhece. É melhor esticar “canga” na praia, que hastear bandeira pro Daniel.

*********

Se nem o prefeito foi, imagina o presidente da Câmara dos Vereadores. Aliás, dos vereadores nem mesmo o mais cultural deles, Aleks Palitot compareceu. Vai ver também está “Trilhando a História” em Fortaleza do Abunã!

********

Não é que eu seja “fofoqueiro”... Acontece que gosto de ver os eventos relativos à independência do Brasil sendo bem respeitados, pelas nossas autoridades e ontem, na abertura da Semana da Pátria, fora o vice governador e mais alguns quatro secretários de estado, ninguém (autoridade) prestigiou a solenidade.

**********

Quero ver se no dia 7 de setembro, na Parada Militar/Estudantil que mais uma vez vai acontecer à noite, na avenida (mais que iluminada) dos Imigrantes, só vão comparecer as autoridades militares e como vem acontecendo todos os anos no atual governo, o vice governador Daniel Pereira.

********

Ia deixando passar, nem mesmo o Gerente de Esportes e nem o de Cultura, quanto mais o da Juventude da Sejucel marcaram presença na solenidade. Se o superintendente não foi, por que seus subordinados deveriam ir?

**********

Depois dessa, tenho quase certeza, que aquele moço, vai pedir minha cabeça à direção da Empresa. Olha minha cara de preocupado!

*********

Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil...

Vice governador abre Semana da Pátria no CPA

A praça do palácio Rio Madeira, foi o palco da solenidade de abertura da Semana da Pátria na manhã de ontem sexta feira dia 1º, em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil.

A solenidade contou com a presença  de várias autoridades civis e militares como o vice governador Daniel Pereira, general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; coronel Marcelo Gonçalves Vilela; capitão de corveta Alexandre Nascimento Santos, delegado fluvial de Porto Velho; coronel aviador, Célio Otávio Araújo Galvão, comandante da Base Aérea de Porto Velho; o secretário municipal de Educação, Marcos Aurélio Marques; além de servidores e público em geral.

Entre os momentos que mais emocionaram os presentes, destacamos as orações proferidas pelo padre Eduardo Fabiano, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo; e do pastor Joel Holder, da Igreja Assembléia de Deus. Enquanto a Banda formada por músicos da 17ª Brigada, Base Aérea e Polícia Militar executava dobrados específicos, os alunos/atletas Dilan da Silva Paixão, da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia; aluna/atleta Sthefany Karonina Valente Araújo, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro I; e Arthur da Rosa Fouchy, do Centro de Ensino Classe A. Acenderam a pira com o Fogo Simbólico da Pátria que ficará em frente a complexo Rio Madeira (CPA) até o dia 7 de setembro à noite.

Entre as tantas autoridades presentes à solenidade, nossa reportagem ouviu o superintendente da Setur Júlio Olivar que disse da emoção que sempre sente quando presencia um ato cívico como o da abertura da Semana da Pátria. “Sou patriota na mais expressiva extensão da palavra”, confirmou Júlio.

Segundo programação, a Parada com o desfile cívico/militar de 7 de Setembro vai acontecer na próxima quinta feira, a partir das 17 horas na avenida dos Imigrantes.

EDITAL                                        

Banco da Amazônia realiza oficina elaboração de projetos culturais

 

O Banca da Amazônia através do seu Departamento de Patrocínio Cultural realiza neste sábado 02, entre as 8h30 e 13 horas Oficina Elaboração de Projetos.

O objetivo orientar as pessoas físicas e jurídicas em apresentar Projetos párea o Edital do Banco da Amazônia 2017/2018.

Durante a oficina que vai acontecer na Escola Duque de Caxias com acesso pela rua Rui Babosa ao lado da sede da Federação de Futebol de Rondônia. A coordenadoria informa que q oficina é destina as seguinte áreas temáticas: Cultural, Social, Esportiva e Ambiental. Na oportunidade será disponibilizado aos participantes o arquivo digital do Edital do Banco da Amazônia 2017/2018 ou Edital Impresso, com Roteiro de Projeto. A coordenação pede que os interessados levem Lápis, lapiseira, not book (importante se tiver).

É importante chegar no horário marcado, pois o evento começa justamente com a leitura do Edital.

Edital

O Banco da Amazônia está com inscrições abertas para três Editais Públicos de Patrocínios. Serão mais de R$ 2,4 milhões que o Banco disponibiliza para os Editais de Patrocínio, Chamada Pública para Lei Rouanet e de Artes Visuais. Esta ação do Banco está na sua 11ª edição e busca incentivar e apoiar projetos nas áreas de Feiras/exposições, ambiental, social, cultural e esportivo. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS