COLUNA: Lenha na fogueira, por Zé Katraca

Confira a coluna de hoje do Zé Katraca

COLUNA: Lenha na fogueira, por Zé Katraca

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Artistas contra retirada de esculturas da Casa da Cultura


As redes sociais amanheceram cheias de protestos, dos artistas plásticos de Porto Velho e de pessoas comuns, contra a reforma que já está em andamento, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

Na realidade, os comentários não criticam a reforma da Casa, mas, a retirada das esculturas que ficam na parte de fora da Casa ‘A Lavadeira’ de Rita Queiroz, ‘Soldado da Borracha’ de Geraldo Cruz e o ‘Operário da EFMM’ (Cassaco) de João Zoghbi.+

A noticia da retirada dos monumentos chegou, ao conhecimento dos artistas, durante a visita do Chefe da Casa Civil do governo estadual Emerson Castro a exposição “Parte das Artes” que está na Galeria de Artes do Porto Velho Shopping.

Em conversa com os artistas Emerson ventilou sobre a retirada das esculturas da Ivan Marrocos o que causou a seguinte mensagem do artista João Zoghbi: “Mestre bom dia! Temos uma boa pauta cultural: Reforma da Casa da Cultura prever a retirada das Esculturas de frente à Casa; às três que homenageiam o Operário da Estrada de Ferro de minha autoria, O Soldado da Borracha do Geraldo Cruz e a Lavadeira de Rita Queiroz. Fazer isso é cometer um crime contra o patrimônio cultural. Ontem o Emerson Castro visitando a nossa exposição no Shopping me falou e Eu tentei contra argumentar que não precisava tirar, era só lixar e deixar no concreto aparente como foi entregue e depois foi pintada pela reforma anterior!”.

Em outra postagem Zoghbi comenta: “Mais uma da Cidade do já teve! Pode? To preocupado com a Rita, ela esta calada e não ficou legal não!” finalizou João.

O artista Geraldo Cruz não fez nenhum comentário contundente, apenas postou a fotografia das esculturas em sua página no face book, com a seguinte legenda: “Querem destruir essa escultura”. Enquanto Rita Queiroz ainda não se manifestou.


Lenha na Fogueira

 

Já não bastasse a imprensa ter sido acusada, de provocar os eleitores conta nossos queridos deputados estaduais.

*********

Agora surge a conversa de que as esculturas existentes na área externa da Casa da Cultura Ivan Marrocos, devem ser retiradas com a reforma que está sendo efetuada na Casa.

*********

Seguindo o que reza o manual, fiz contato na manhã de ontem, com a Casa da Cultura, precisamente com o funcionário Augusto já que a Diretora Margot Paiva não se encontrava e o Augusto me informou, que todos na Casa ficaram pasmos ao verem nas redes socias, noticia sobre o assunto.

********

“Meu amigo aqui ninguém sabe disso, a reforma já começou e ninguém fala sobre o assunto, creio que os artistas que postaram protestos nas redes sociais, estão desinformados do que está acontecendo aqui”, disse Augusto convidando João Zoghbi, Geraldo Cruz e Rita Queiroz a irem até a Ivan Marrocos ver o Projeto da Reforma e constatarem que não existe esse negócio de retirar as esculturas.

********

Acontece que quem comentou com os artistas, sobre a retirada das obras, que representam as Lavadeiras do Baixo Madeira, o Soldado da Borracha e o Cassaco da Madeira Mamoré, foi o Secretário da Casa Civil do governo Confúcio Moura Emerson Castro.

 

Ai tem um agravante que o Augusto não conhece, é que, segundo a maioria dos artistas plásticos, quem indiciou a atual diretora da Casa da Cultura a artista Margot Paiva foi o Chefe Da Casa Civil.

*********

Se ele falou aos artistas na exposição “Parte das Artes” sobre a demolição de suas obras, pois os três João Zoghbi, Geraldo Cruz e Rita Queiroz são os principais expositores do “Parte das Artes” que está no Porto Velho Shopping.

*********

Será que o Chefe da Casa Civil comentou sobre a retirada das obras, apenas para assuntar a reação dos artistas?

*********

Vai que os artistas não falam nada. Com certeza a demolição ou retirada das esculturas seria autorizada na manhã de segunda feira. “Margot, eles não contestaram, manda derrubar”.

*********

Os artistas plásticos que militam em Porto Velho há mais tempo, apesar de não terem levado ao conhecimento público, não gostaram quando a atual direção da Casa Ivan Marrocos mandou retirar a fotografia do Afonso Ligório da entrada da Galeria que leva o seu nome.

*********

Mais estranho, foi que na abertura da exposição “Parte das Artes” sexta feira passada, no Porto Velho Shopping, o superintendente da Sejucel Rodnei Paes ao usar da palavra, garantiu que a Sejucel vai voltar a realizar o Salão de Artes de Rondônia após nove anos. “Assim que terminar a reforma da Casa da Cultura vamos abrir o SART”. Não falou sobre retirada das esculturas que estão na área externa da Ivan Marrocos.

*********

Como quem manda mesmo, é o Chefe da Casa Civil vai ver que o Rodnei só ficaria sabendo da retirada, caso a especulação do Emerson desse certo. Como não deu, com certeza:

********

Tudo vai ficar como dantes no quartel de Abrantes.

*********

Como a vida tem que continuar, ontem o meu Vascão da Gama completou 119 anos de fundação.

********

A noticia triste foi a derrota de 3 X 0 para o Bahia. A notícia boa, foi a dispensa do técnico Milton Mendes, graças a Deus.

*********

Os boatos dão conta que o ex técnico do Flamengo Zé Ricardo está cotado para assumir o Gigante da Colina.

*********

Particularmente, eu preferia a dupla Zinho e Jorginho. Como até dezembro, quem manda é o Eurico Miranda. Vamos ficar rezando para o Vasco não cair de novo para a segundona.

********

Já que entramos no assunto futebol, o ‘Curintians’ já não está mais invicto, Vitória da Bahia foi o responsável pela proeza de acabar com a invencibilidade do “Timão”,

**********

O certo é que “O sentimento não pode parar”.

 

 

 

 

 

PARQUE DA CIDADE

 

Espaço é entregue todo reformado à população de Porto Velho


Depois de 35 dias fechado ao público para reforma, o Parque da Cidade foi entregue à população de Porto Velho na última sexta-feira (18) pela prefeitura da Capital. Apresentações artísticas e o lançamento da feira “Empreendedorismo, Arte e Turismo” foram o ponto alto da programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Integração (Semi) para recepcionar os visitantes do parque.

A obra realizada com recursos próprios do município foi executada conjuntamente pela Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentações (Suop) e Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

Na reforma foi realizado trabalho de pintura nova, instalação de iluminação de LED, construção de pergolados, plantio de mudas, reparos no meio-fio e em todo sistema hidráulico. O lago artificial também recebeu manutenção. Falta realizar a reforma dos banheiros, que será executada por uma empresa contratada pelo município.

Feira

O subsecretário Júlio César (Semdestur) explicou que o projeto “Empreendedorismo, Arte e Turismo”, lançado no local, funcionará como uma feira permanente que acontecerá no Parque da Cidade todas as sextas-feiras.

“Esse projeto foi uma forma encontrada pelo prefeito Hildon Chaves para valorizar e estimular os pequenos e micros empreendedores locais. Na feira semanal eles poderão divulgar e vender seus produtos e também fazer os contatos necessários para fechar negócios”, adiantou.

“Acreditamos que o rodízio é o sistema mais justos, pois todos terão a oportunidade de participar da feira. Então a cada semana haverá um novo grupo de pequenos empreendedores e artesãos expondo no parque e quem ganha com isso, além dos expositores, são os visitantes que terão acesso a uma variedade de produtos”, frisou.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS