Exposição memórias do rio no Palácio da Memória

Exposição memórias do rio no Palácio da Memória

Exposição memórias do rio no Palácio da Memória

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A exposição “Memórias do Rio, paisagens no Madeira” tem o objetivo de mostrar a sociedade não apenas o estudo científico no campo da arqueologia e comunidades tradicionais, mas trazer um pouco das experiências de vida dessas pessoas com o rio e suas histórias.

A cidade de Porto Velho carece compreender mais sobre essas relações que constituem a nossa gênese, mas que por ora está distante de nossa existência, por vários motivos, como a correria da vida cotidiana e a luta pela sobrevivência. Buscar compreender essa mística que se construiu por séculos ao longo do Rio Madeira e que vem sendo destruída com a modernidade e a expropriação econômica tem sido o grande desafio dos remanescentes dessas comunidades. Por isso, que o projeto de Extensão coordenado pela professora Dra Silvana Zuse e conceituado em uma exposição pela Museóloga Evânia Barros trazem a tona não apenas a longa permanência de populações de pelo menos 6 mil anos ao longo do Rio Madeira, mas a tônica e o desafio em permanecer em seus espaços naturais mesmo com tantas transformações recentes não apenas da paisagens, mas dos modos de vida, decorrentes da construção de grandes empreendimentos hidrelétricos. Gerando o risco e extermínio do bem viver e do simbólico no qual essas comunidades viviam emersas.

Neste sentido construir e discutir uma pauta com toda a sociedade de Porto Velho sobre as memórias do Rio Madeira e suas paisagens passar a ser um ponto urgente. Assim a exposição acontecerá entre os dias 07 de novembro a 15 de dezembro no Museu Palácio da Memória Rondoniense (antigo Palácio do Governo), estando aberto ao publico geral de segunda a sexta.

A proposta apresentará visitas guiadas a estudantes e demais grupos, visita ao laboratório de arqueologia do museu, em que será mostrado o processo de análise arqueológica, e em alguns dias na semana também haverá apresentação de documentários no auditório. Serão expostos materiais e narrativas arqueológicas, provenientes das pesquisas de campo do Departamento de Arqueologia da UNIR, nos sítios arqueológicos Santa Paula e Donza, ambos na margem esquerda do rio Madeira, bem como de relatos, fotografias e vídeos das comunidades próximas aos sítios arqueológicos. Aguardamos sua visita e participação. (Texto: Ednair Rodrigues do Nascimento)

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS