Planejamento e agenda da Escola Asfaltão
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“A conquista de mais um título aumentou, a responsabilidade da Família Asfaltão”
Entendendo que não deve retroceder e que a conquista do Bi campeonato elevou a responsabilidade da Escola, neste último sábado (19/03), duas semanas após o desfile, a Diretoria da Escola de Samba Asfaltão se reuniu para avaliar as ações realizadas em 2015 e os preparativos para o desfile de 2016. A partir de então, planejar suas atividades para o biênio 2016/2017.
“O objetivo principal foi levantar os pontos positivos e sobre tudo avaliar os pontos negativos. É a partir daí, que corrigimos nossas falhas com possibilidade de elevar o índice de acertos em nossas ações”. Explicou o Presidente Danilo Cardoso, salientando que este foi o principal objetivo da Agremiação nesta ação.
O resultado deste encontro foi a construção do Planejamento e o respectivo Plano de Ação e calendário para o ano de 2016. Dentre as ações destacamos:
1. AÇÕES ESTRUTURAIS que consiste em cuidar da estrutura e do Patrimônio da Agremiação;
2. AÇÕES ADMINISTRATIVAS - redefinir e organizar as ações burocráticas da Instituição e manter postura propositiva, colaborativa e organizacional junto à FESEC e às instituições responsáveis pela manutenção da cultura dos desfiles das escolas de Samba de Porto Velho;
3. AGENDA SOCIOCULTURAL - agendas de eventos que envolvem o fortalecimento do samba, o Projeto leituras ao Vento, Rua de lazer, integração com a comunidade e outros eventos tradicionais da Agenda do Asfaltão.
AGENDAS E PROJETOS EM DESTAQUE
SAMBA AUTORAL
A primeira edição de 2016, será realizada dia 02/04/2016, a partir das 14:00 horas, local de seu nascimento, o Bar do Calixto.
Trata-se de um projeto de fomento e incentivo aos compositores e compositoras de Porto Velho, idealizado por um grupo de sambistas da cidade, como Walber do Cavaco, Oscar Knigthz, Lamaison Thobá, Chrystóvão Nascimento, Reginaldo Makumba dentre outros que chegaram e incorporaram a ideia. Vale ressaltar que neste grupo têm representantes de várias escolas de samba deste município.
A Escola de Samba Asfaltão, abraçou o projeto e tem sido realizadora deste importante instrumento de criação de valores poéticos aqui da cidade.
ESCOLINHA DE PERCUSSÃO
Trata-se de um projeto, onde a Escola Asfaltão colabora com a comunidade trabalhando a introdução e inicialização na formação musical para crianças e adolescentes.
A demanda reprimida é muito grande, por este motivo, o Projeto Escolinha de Percussão, volta com força total.
TIME MASTER DO ASFALTÃO
Além do fomento à atividades culturais, a agremiação preza pela qualidade de vida. Somando a este pensamento, a Diretoria de esporte idealizou a formação de uma equipe de futebol máster, que tem sido um elo importante entre o esporte e o samba, além de possibilitar entretenimento, tem proporcionado intercâmbio com clubes e equipes locais e de outras cidades.
A primeira agenda de eventos do time Master da Escola, esporte por meio do futebol, será uma suculenta feijoada a ser realizada dia 9 de abril, na Tenda do Tigre.
PROJETO “LEITURAS AO VENTO”
Importante projeto sociocultural que visa o fomento e incentivo à leitura, direcionado inicialmente à crianças e jovens, porém alcançando também adultos. É realizado anualmente e já tivemos três edições; duas delas (2013 e 2014) realizadas na Tenda do Tigre (nosso espaço cultural) e uma (2015) realizada na Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
AGENDA CARNAVAL
Refere-se ao planejamento exclusivo para o desfile, visando organizar as ações da Escola, pertinentes ao carnaval de 2017, dentre as quais estão os encaminhamentos para a Escolha do Enredo; Entrega da Sinopse, Escolha do Samba de Enredo dentre outras ações.
Como disse João Nogueira em Do Jeito que o Rei Mandou: “Sorria! Que o samba mata a tristeza da gente / Quero ver o meu povo contente / Do jeito que o rei mandou...”
Queremos ver nosso povo contente!!!
Pensando nisso, a Diretoria busca se organizar para que, com ajuda de toda Família Asfaltão, como tem sido até hoje, apresente um resultado satisfatório.
Isso possibilitará que a escola, além da missão de manter firme a história do samba em Porto Velho, cumpra também um papel sociocultural possível de agregar valores, incentivar talentos e, sobre tudo, uma boa e harmoniosa convivência com brincantes, simpatizantes, amantes do samba e, em especial, com a comunidade. Este é o espírito e o pensamento da Diretoria.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!