Cinema e samba invadem o Mercado Cultural, em Porto Velho

Cinema e samba invadem o Mercado Cultural, em Porto Velho

 Cinema e samba invadem o Mercado Cultural, em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dia 8 do Festcineamazônia traz como atrações o documentário “Damas do Samba” e Pastoras do Asfaltão. “Não sei se é sonho, utopia ou ilusão... Vou

cumprir minha missão”. A missão cantada por Silvia Pinheiro e as Pastoras do Asfaltão, tradicional grupo de samba de mulheres de Porto Velho, é árdua: colocar as mulheres como protagonistas no meio do samba, ainda dominado pelos homens. É desse empoderamento feminino que a noite do dia 8 de outubro (quinta-feira) do Festicineamazônia irá tratar, com o filme documentário “Damas do Samba”. A programação começa às 20h, no Mercado Cultural. Além do filme, o evento contar com a apresentação do grupo Pastoras do Asfaltão.

“Damas do Samba” tem 75 minutos e é uma produção com roteiro e direção de Susana Lira. O documentário faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força e a contribuição para a construção deste enredo. Afinal, desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje.

Mesmo assim – e apesar de intépretes como Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Mart'nália e Beth Carvalho serem respeitadas como grandes nomes do estilo – as mulheres representam uma fatia muito pequena de um universo enorme que é o samba de raiz. Fato é que quando se fala de roda de samba, a imagem que povoa o imaginário coletivo é de homens tocando os instrumentos e cantando, enquanto as mulheres são relegadas ao papel de coadjuvantes, dançando entre os músicos.

O filme mostra o papel feminino e a importância das mulheres em todos os momentos que compõem o samba exercendo papéis importantes e participando ativamente desses processos, não apenas para dar “charme, graça e beleza” às rodas de samba.

O Festcineamazônia 2015 tem o patrocínio do BNDES, Petrobras, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Funcultural, Governo de Rondônia através da SEJUCEL, Sesc Rondônia, Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS