Mais de trinta mil pessoas acompanham a programação do Palco Giratório

Mais de trinta mil pessoas acompanham a programação do Palco Giratório

Mais de trinta mil pessoas acompanham a programação do Palco Giratório

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O Festival Palco Giratório - Rede Sesc de Intercâmbio e difusão de artes cênicas, chegou ao fim neste domingo (27). Foram 30 dias de programação com atividades realizadas no Complexo Palácio das Artes, hospitais, escolas e municípios rondonienses. O evento trouxe uma diversidade de espetáculos e encerrou alcançando mais de 39.638 espectadores, só em Porto Velho, com arrecadação de mais de quatro toneladas de alimentos que serão distribuídas a entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil.

Com a participação de 30 grupos, representando as cinco regiões e 14 estados brasileiros foram apresentados 36 espetáculos só em Porto Velho. O Palco Giratório deste ano trouxe muitas novidades, a primeira foi o local de realização do Festival, uma parceria entre Sesc Rondônia e Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel - Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Palácio das Artes, possibilitou que o público assistisse os espetáculos no Teatro Estadual Palácio das Artes, com capacidade para atender mais pessoas. E o público compareceu durante o período de 30 de agosto a 27 de setembro.

Atividades extras fizeram parte da programação deste ano. Na recepção o público já era incentivado a vivenciar a arte em seus diversos segmentos através da leitura no BiblioSesc, conhecendo a história do Festival em exposição de fotos e acessórios instalada no hall do Palácio das Artes ou assistindo aos vários curtas exibidos em telão externo. A iniciativa agradou quem chegou cedo para garantir o ingresso por ter mais essas opções de lazer.

A diversidade já é marca do Palco Giratório, mas este ano a arte circense e a dança ganharam mais espaço. Já na abertura o Balé Popular do Recife (PE), trouxe a cultura nordestina para cena através de coreografias que envolveram o público. Outra abordagem emocionante foi o acesso a espetáculos com artistas diferenciados que mostraram que o trabalho artístico não tem preconceito, nem limites. Nas escolas, nas ruas, no hospital, na praça e em domicílio, a arte foi celebrada em todas as suas formas e cores, possibilitando que todos pudessem conhecer o que é produzido no Brasil e em Rondônia.

Quem estava em casa ou no trabalho recebeu a intervenção urbana "Dança Contemporânea em Domicílio" com Claudia Müller (RJ) que atendeu pedidos em residências, faculdade, hospital, escola de música e praça pública. Os palhaços Batata Doce e Turino fizeram apresentações especiais nas escolas Ermelino Monteiro Brasil, Hélio Neves Botelho e João Afro vieira, nos hospitais do Câncer e Cosme e Damião. Um gesto simples que trouxe alegria para quem precisava.

O Festival Palco Giratório foi bem recebido também no interior de Rondônia, com a mostra em Ji-Paraná e circulação estadual que passou por doze cidades com o objetivo de ampliar e descentralizar as ações, para possibilitar que moradores de outras cidades também tenham acesso a programação.

É importante destacar também a capacitação oferecida gratuitamente durante a programação do Palco Giratório. Este ano foram ofertadas doze oficinas nos mais diversos segmentos, para formação de profissionais e discussão do fazer artístico.

"Incentivar a educação e ações culturais faz parte da missão do Sesc em todo o Brasil. Rondônia é privilegiado por ser o único estado da região norte a receber o Festival, investimento que vem sendo reconhecido pela população e que vai muito além dos números, pois a arte é capaz de modificar o mundo. Parabéns a toda equipe e colaboradores que fizeram do Festival Palco Giratório deste ano um sucesso e que venha 2016 com mais arte para todos", parabeniza Raniery Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.  

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS