Balé Popular do Recife abre a programação do Palco Giratório 2015

Balé Popular do Recife abre a programação do Palco Giratório 2015

Balé Popular do Recife abre a programação do Palco Giratório 2015

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A estrutura montada para a realização de mais uma edição do Palco Giratório impressiona.  Na abertura diversas atividades estão disponíveis

para o público enquanto aguarda o início das apresentações. Antes de cada espetáculo é possível assistir vídeos no telão instalado no lado externo do Teatro e colocar a leitura em dia nas diversas opções do Bibliosesc. No hall de entrada a história do Palco Giratório é contada através de fotos e acessórios de espetáculos que já passaram por Rondônia.

Na noite de abertura muita expectativa, logo cedo já havia pessoas querendo garantir seu ingresso. A programação teve início com a performance de Rafael Barros que apresentou a intervenção artística (TRANS) formação, em meio ao público.

Em cena o Balé Popular de Recife trouxe os vários tipos de dança da cultura popular nordestina. Brincadeiras como o São João, o maracatu e o frevo deram um colorido especial ao palco do Palácio das Artes. O espetáculo é resultado de uma longa pesquisa realizada junto a mestres da cultura popular. Carla Navarro, produtora do Balé Popular do Recife, explica que essa é um dos objetivos do Balé desde sua criação, em 1977. O grupo surgiu a convite de Ariano Suassuna para pesquisa dos altos folguedos populares com os grandes mestres. A pesquisa foi mantida por dois anos pela prefeitura de Recife onde foram registrados através de fotos e vídeos o ensinamento dos passos das danças populares. A pesquisa continua sendo difundida pelo mentor do Balé Popular do Recife, André Madureira, sendo uma preocupação do grupo que possui núcleo em escolas particulares, além da manutenção de atividades no Centro Cultural Brasílica.

Este ano, o Balé Popular do Recife é homenageado pelo Palco Giratório e faz uma turnê percorrendo 26 cidades com apresentações, participação no Pensamento Giratório e realização de oficinas. “O Balé merece essa homenagem, daqui a dois anos completa 40 anos de carreira e a gente sabe que não é fácil manter uma companhia independente particular 40 anos fazendo essa história, construindo essa história que não é só de espetáculos, mas o Balé é comprometido também com a formação, investe em educação”, afirma Carla Navarro.

Nesta segunda-feira a trupe participa do Pensamento Giratório, espaço de intercâmbio com trocas de experiências entre plateia e grupos, onde os artistas relatam como são realizados os espetáculos.

A diversidade já é marca registrada no Palco Giratório. Além das apresentações oficinas formativas trazem novos aprendizados a artistas, técnicos e interessados em geral.

Raniery Araujo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE  enfatiza a  importância e abrangência do projeto de descentralizar os eventos artísticos e levá-los para outras cidades do estado. Outro ponto ressaltado por Raniery é a solidariedade, já que a doação de um quilo de alimento será revertida a entidades carentes cadastradas no Mesa Brasil. "Convidamos a população a participar doando seu alimento porque esse projeto alcança inúmeras instituições filantrópicas", informa.

 

O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.

Programação 31/08/2015

Pensamento Giratório com o Balé Popular de Receife (PE)

Horário: 15h às 17h

Local: Unir Centro - Sala do Piano

Endereço: Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro

 

Espetáculo O Intrépido Anãmiri (infantil)

Grupo: Bricoleiros (CE)

Horário: 19h

Local: Teatro Estadual Palácio das Artes

Endereço: Av. Presidente Dutra, 4183 - Olaria

 

Sinopse

Espetáculo feito com marionetes de manipulação direta, inspirado na técnica japonesa Bunraku, em que os marionetistas animam o boneco, conferindo-lhe movimentos humanos e precisos. Essa técnica permite ampliar a expressividade cênica e proporciona ao público a impressão de que os bonecos estão soltos e que têm vida própria. A história identifica-se perfeitamente com o mundo infantil, em uma relação com os personagens fantásticos da fauna e da flora brasileiras. Rica de cores e fantasias, com cenas surpreendentes de efeitos e truques,combinadas a uma estética refinada de manipulação de bonecos, movimento, luz e som, tem-se bonecos vivos em cena, que transportam crianças e adultos para um mundo mágico.

 

Ficha Técnica

Texto e direção: Cristiano Castro

Criação dos bonecos e cenografia: Cristiano

Castro e Eliania Damasceno

Figurino: Eliania Damasceno

Trilha sonora: Cristiano Castro

Concepção da luz: Cristiano Castro, Eder Machado e Marconi Basílio

Operação da luz e som: Eder Machado

Técnica dos bonecos: Marionetes de manipulação direta

Atores: Cristiano Castro, Eliania Damasceno, Marconi Basílio

Fotografia:Marconi Basílio

 

Programação 01/09/2015

Criaturas de Papel

Grupo: Bricoleiros (CE)

Horário: 20h

Indicação: 14 anos

Local: Teatro Estadual Palácio das Artes

Endereço: Av. Presidente Dutra, 4183 - Olaria

 

Sinopse

Espetáculo feito com marionetes de manipulação Direta, inspirado na técnica japonesa Bunraku, em que os marionetistas animam o boneco, conferindo-lhe movimentos humanos e precisos. Essa técnica permite ampliar a expressividade cênica e proporciona ao público a impressão de que os bonecos estão soltos e que têm vida própria. A história identifica-se perfeitamente com o mundo infantil, em uma relação com os personagens fantásticos da fauna e da flora brasileiras. Rica de cores e fantasias, com cenas surpreendentes de efeitos e truques, combinadas a uma estética refinada de manipulação de bonecos, movimento, luz e som, tem-se bonecos vivos em cena, que transportam crianças e adultos para um mundo mágico.

 

Ficha técnica

Texto e direção: Cristiano Castro

Criação dos bonecos e cenografia: Cristiano Castro e Eliania Damasceno

Figurino: Eliania Damasceno

Trilha sonora: Cristiano Castro

Concepção da luz: Cristiano Castro, Eder Machado e Marconi Basílio

Operação da luz e som: Eder Machado

Técnica dos bonecos: Marionetes de manipulação direta

Atores: Cristiano Castro, Eliania Damasceno, Marconi Basílio

Fotografia:Marconi Basílio

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS