Espetáculo “Teresinhas” desembarca em Porto Velho no dia 08

Espetáculo “Teresinhas” desembarca em Porto Velho no dia 08 de agosto

Espetáculo “Teresinhas” desembarca em Porto Velho no dia 08

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Manaus e Porto Velho são as próximas cidades a assistir Teresinhas, do Grupo MEME, de Porto Alegre, espetáculo de dança contemporânea do coreógrafo Paulo Guimarães e

contemplado com os editais de circulação dos Correios e do programa O Boticário na Dança para circulação no Brasil. O lançamento da turnê foi feito em Porto Alegre, cidade de origem do Grupo MEME, no emblemático Theatro São Pedro, em março, seguido de turnê pelo Nordeste (Natal, João Pessoa e Recife) e no Paraná. Porto Velho recebe o grupo nos dias 8 e 9 de agosto, para apresentações e também uma oficina com o coreógrafo e diretor do Grupo MEME. Das 9h às 12h do dia 08, na Academia Opus Ballet (Av. Calama, nº2363, bairro São João Bosco), Paulo Guimarães ministra um workshop gratuito sobre o seu processo de trabalho como coreógrafo e diretor. Dia 09 acontecem as apresentações, às 16h para escolas e às 20h para o público em geral, no Teatro Estadual Palácio das Artes (Av. Pres. Dutra, 4183 – Olaria). A apresentação faz parte da programação do VI Mova-se Festival de Dança, coordenado por João Fernandes, que acontece de 7 a 9 de agosto em Porto Velho e de 12 a 16 de agosto em Manaus.  

Em Teresinhas, vê-se a trajetória de uma mulher em diferentes etapas de sua vida. Em cena bailarinas entre 30 e 70 anos interpretam a personagem principal, oferecendo ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas escolhas. Através do testemunho de sua mãe, Terezinha Jardim Machado, o diretor e coreógrafo leva ao palco diferentes faces de uma mesma mulher. No papel da filha, da mãe, da companheira e amiga, a protagonista se mostra como quem abre um antigo baú, despindo-se aos poucos para o espectador.  

Montado no ano de 2008, com inspiração no texto de Vinícius de Moraes que, na visão do diretor, soube captar como poucos, a essência feminina, Teresinhas estreou neste mesmo ano no Teatro do SESC, na capital gaúcha e desde então vem se apresentando com sucesso nos palcos brasileiros. Em 2012, foi contemplado com o Prêmio PROCULTURA - FAC de apoio à difusão e circulação, e apresentou-se nas cidades de Rio Pardo, São Leopoldo, Rio Grande, Pelotas, Dom Pedrito, Caixas do Sul e Novo Hamburgo. Em 2009 participou do 5o Festival Palco Giratório SESC e em 2012, do Festival Dança Alegre em Alegrete. Recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Dança – melhor figurino e melhor trilha sonora. A música “Linha”, composta por Tiago Rinaldi para o espetáculo, foi vencedora do 11o Festival de Música de Porto Alegre e recebeu o prêmio de melhor letra. Parte da trilha sonora é executada em tempo real pelo músico, criando uma atmosfera de intimidade e delicadeza. A montagem tem iluminação de Fabrício Simões e cenografia de Rudinei Morales.

 

Workshop Histórias do corpo

Ministrante: Paulo Guimarães

Entrada franca. Para se inscrever, o interessado deverá preencher um formulário no site do MEME: www.centromeme.com.br

 

O Workshop de dança contemporânea tem como objetivo “incorporar o tema proposto” pelo espetáculo Teresinhas. Serão feitas provocações com intuito de trazer à tona estados corporais pertinentes ao tema apresentado, como por exemplo, casamento, infância, separações, maternidade, perdas, entre tantos outros. A ideia é resgatar a memória corporal e emocional de cada corpo, elementos formam a composição de cenas. Além da dança contemporânea, serão também utilizadas outras técnicas como contato improvisação, ações cênicas, uso da voz falada e cantada improvisação, dança teatro, etc.

 

Carga Horária: 3h        

Número de Vagas: 20

Público alvo: bailarinos e artistas

Inscrições: online através de formulário de inscrição www.centromeme.com.br

 

 

Sobre Paulo Guimarães

O bailarino e coreógrafo Paulo Guimarães é coordenador do MEME Centro Experimental do Movimento em Porto Alegre desde 2004. Integrou entre 1998 e 2003, grandes companhias brasileiras como a Quasar Cia de Dança, de Goiânia, e a Raça Cia de Dança de São Paulo. Em Porto Alegre atuou nas companhias de dança Transforma, Muovere e Anette Lubisco, além de participar como bailarino convidado do espetáculo Caixa de Ilusões, de Eva Schul com a Ânima Cia de Dança.

Sua trajetória, envolvendo ensino e criação artística, iniciou no curso de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (1986) ao trabalhar com crianças da periferia na pesquisa “Resgate de Brincadeiras”, que foi objeto de sua monografia de graduação. Paulo Guimarães possui formação em ballet clássico, jazz, contemporâneo, moderno, dança afro e dança-teatro, tendo como principais mestres Berenice Fuhro Souto, Susana D’Ávila, Tony Abbott, Henrique Rodovalho, Ivonice Sati, Denise Namura e Ancelmo Zolla. Participou de vários festivais nacionais e internacionais de dança, como o Biennale de la Danse de Lyon, na França, Festival de Dança de Joinville, dentre outros.  Entre 2002 e 2003, Paulo lecionou na Universidade Federal de Goiás, nos cursos de Teatro e Musicoterapia, experiência que consolidou sua carreira docente e o motivou à criação de um centro de aulas e pesquisas cênicas.

 

Sobre o Grupo MEME

Em 2005, o grupo MEME recebeu Prêmio Condança de melhor projeto de pesquisa para Anjos 40. Em 2007 recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Visuais- destaque em Mídias Tecnológicas com a Video Performance Porões A-Paralelos (Eny Schuch, Fernanda Stein, Niura Borges e Paulo Guimarães). Em sua trajetória estão os espetáculos dirigidos por Paulo Guimarães:

- Bu! Um olhar adulto sobre a criança que há em nós (2005) - montagem que recebeu 04 Prêmios Açorianos Dança, incluindo melhor espetáculo, produção, trilha sonora e iluminação.

- Despidas por seus celibatários (2006) - recebeu 02 indicações Prêmio Açorianos Dança (produção e cenografia) e 08 indicações Prêmio Quero-Quero SATED-RS (espetáculo, coreografia, bailarinas, trilha sonora, iluminação, cenografia e produção).

- Teresinhas (2008) – foi sucesso de público e crítica. A canção Linha, de Tiago Rinaldi, que integra a trilha sonora do espetáculo, foi aclamada no 11º Festival de Música de Porto Alegre, conquistando o primeiro lugar além do destaque de melhor letra.

- Nós que aqui estamos (2012) – performance urbana de dança teatro inspirada no filme documentário de Marcelo Massagão.

- O que ainda não foi dito (2013)

Ficha técnica:

 

Direção e coreografias: Paulo Guimarães

Bailarinas: Fernanda Stein, Gabriela Rutkoski da Rosa, Nury Salazar, Angela Coelho, Lisiane Heemann, Julia Trevisan, Thaís Freitas e Margareth Leyser

Trilha sonora ao vivo: Tiago Rinaldi

Texto (voz): Nelson Diniz

Depoimentos: Terezinha Jardim Machado

Cenografia: Rudinei Morales

Figurino: Francisco Pimentel

Iluminação: Fabricio Simões

Fotos: Cláudio Etges e Cíntia Bratch

Direção de produção: Liége Biasotto – CUCO Produções

Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten

Tempo de duração: 1h

Classificação: livre

 

Link para clip do espetáculo:

http://www.youtube.com/watch?v=uwLkGbbtV7I

Link para vídeo do espetáculo na íntegra:

http://www.youtube.com/watch?v=wCNbd67zrwE

Site do grupo:

www.centromeme.com.br

 

 

Teresinhas em Porto Velho

Dia 08 de agosto, das 9h às 12h – workshop gratuito com Paulo Guimarães na Academia Opus Ballet (Av. Calaman, 2363 – Bairro São João Bosco)

Dia 09 de agosto, às 16h apresentação para escolas e às 20h para o público em geral, no Teatro Estadual Palácio das Artes (Av. Pres. Dutra, 4183 – Olaria)

Inscrições: www.centromeme.com.br

 

O espetáculo Teresinhas está inserido na programação do VI Mova-se Festival de Dança 

A sexta edição do Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e O Boticário na Dança, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O festival é uma realização do Casarão de Ideias, Cia de Ideias e Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal.

 

Patrocínio: Correios e O Boticário na Dança

 

Informações para a imprensa:

Bebê Baumgarten /BD Divulgação

51 3028 4201 e 8111 8703

bddivulgacao@terra.com.br

www.bddivulgacao@com.br

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS