“Labirinto” na programação do Festival Palco Giratório desta quarta-feira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Labirinto, espetáculo teatral idealizado e dirigido por Moacir Chaves, é o primeiro realizado com sua companhia de teatro – Alfândega 88 -, com textos do consagrado autor gaúcho José Joaquim de Campos Leão – Qorpo Santo: Hoje sou um, e amanhã outro. As relações naturais e a separação de dois esposos. Gênio visionário, o autor antevê em décadas questões formais que só encontrariam sua expressão máxima na dramaturgia que veio a ser conhecida, em meados do século 20, como o Teatro do Absurdo. Sua obra antecipa questões de forte cunho humano e social, como liberdade sexual, direito ao prazer, emancipação feminina, dentre várias outras que, assustadoramente, permanecem contundentes e atualíssimas.
Uma flor de dama
O Teatro 1 do Sesc Esplanada ficou lotado para receber o espetáculo apresentado nesta terça-feira, 23, pelo Coletivo Artístico As Travestidas (CE). O monólogo "Uma flor de dama" mostrou as dificuldades do personagem vivido por Silvero Pereira, que traduz a realidade de muitos travestis. Ao apagar das luzes de boates, onde reina o glamour, muitos precisam ir às ruas se prostituir. Numa mesa de bar, bebendo uma cerveja quente, foram expostas todas as dores e o preconceito de uma vida cheia de obstáculos. Em cinquenta minutos são abordados temas como prostituição, abuso sexual, pedofilia, fé, preconceito e abandono.
O monólogo foi criado há doze anos e já está com aproximadamente 600 apresentações. A dramaturgia baseada no conto "Dama da noite" do escritor Caio Fernando Abreu, com adaptação de Silvero Pereira, é uma mistura de ficção e realidade, já que ao texto estão incorporados relatos de personagens reais, incluindo a do próprio ator.
Após o espetáculo em conversa com a plateia, integrantes do Coletivo falaram sobre o trabalho desenvolvido no Ceará e como a arte mudou a vida de muitos. O convite para participar da circulação no Festival Palco Giratório leva esse trabalho a estados onde não seria possível sem esse apoio. Silvero Pereira ressalta a seriedade do projeto. "O Palco Giratório é um projeto muito importante para o país todo, uma contribuição gigantesca para as pessoas que trabalham com arte, para o público em geral que consegue ter uma dimensão do trabalho artístico teatral realizado no país".
Oficinas
Encerra nesta quinta-feira a programação de oficinas promovidas durante o Festival Palco Giratório. “Iniciação a palhaçaria” com palhaça Barrica (SC) tem como objetivo realizar uma iniciação à linguagem do palhaço /clown, estabelecendo um diálogo entre teoria e prática a fim de descobrir a comicidade individual e a propensão ao riso. Através de jogos e técnicas clownescas propõe uma forma diferenciada de se relacionar com o corpo na cena e com a máscara, o nariz de palhaço. A oficina é gratuita e todos os interessados a partir de 16 anos podem participar.
Programação
Data: 24/09
Espetáculo: Labirinto (Teatro adulto)
Grupo: Alfândega 88 (RJ)
Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria
Hora: 20h
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Data: 25/09
Oficina: Iniciação à palhaçaria
Grupo: Palhaça Barrica (SC)
Local: Tapiri - O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas
Hora: 09h às 13h
Data: 25/09
Espetáculo: O Controlador de Tráfego Aéreo (Teatro adulto)
Grupo: Alfândega 88 (RJ)
Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria
Hora: 20h
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Número de lugares limitados: Serão distribuídos 60 convites.
A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!