A Cultura de Rondônia ganha novos parâmetros e pede por Reforma

A Cultura de Rondônia ganha novos parâmetros e pede por Reforma URGENTE

A Cultura de Rondônia ganha novos parâmetros e pede por Reforma

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia de 10 de Julho, vários artistas regionais de Rondônia se reuniram em frente a Secretaria estadual de Esporte e Lazer (Secel) para reivindicar dentre tantos assuntos, a separação da Cultura, do esporte e lazer.

O movimento ficou conhecido e circula na mídia e redes sociais pelo nome de “Reforma Cultural no Estado de Rondônia.”

“Não se pode deixar que a cultura seja tratada como o esporte e lazer, uma vez que estamos falando sobre a sabedoria popular, estamos falando das peculiaridades que não estão sendo respeitadas na cidade, estamos falando sobre as histórias regionais, sobre as músicas, sobre as comidas... tudo isso é Cultura regional” diz a cantora regional Marcia Trindade.

A música e o musico regional tem crescido muito no estado nos últimos tempos, e a esses todos dias são agregados mais e mais valores. E esses em troca aos valores que recebem, dão ao estado mais e mais força para acreditar na cultura.

“O maior problema do musico na capital de Rondônia, é a falta de oportunidade, algo que simplesmente não existe; se o musico em Porto Velho quiser se apresentar, ele precisa se reunir com vários amigos também músicos, ou com outros artistas para poderem assim criar um evento, mas o governo não ajuda, então esses artistas, acabam tirando do seu bolso pra custear as despesas...” diz o seresteiro Altair.

Mas a “Cena” musical não para por ai, não são apenas os “cantores da noite” como são conhecidos os cantores e cantoras de serestas, barzinhos e afinas que buscam opções para desenvolverem seus trabalhos. Os jovens também.

Nos domingos impares de cada mês, ocorre na Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) o “Acústico Lo-Fi” evento feito sob os moldes americano, que reuni jovens e adultos em uma tarde que eles chamam de “Domingo de sorrisos” e a cada dia que passa o evento ganha mais força, o que alegra muito os idealizadores.

“Começamos o evento com o objetivo de reunir a galera pra sentar na grama e escutar música, como numa roda de violão mesmo. Seria uma forma de conhecer gente nova, trocar ideias, estreitar os laços de amizade... o que era pra ser apenas um encontro com os amigos que eu fiz no meio cultural, tornou-se um evento bem maior, com cronograma e perspectivas de crescer mais” Diz Douglas Diógenes, um dos idealizadores.

E não para por ai.

“Nos falta apoio financeiro e estrutural sim, esse evento é feito de forma totalmente independente e colaborativa, pois ainda não existe e nem existiu apoio por parte dos órgãos do governo ou iniciativas privadas, mas ainda acredito que os empresários vão perceber o valor da cultura, não apenas no caso do Acústico Lo-Fi. Fico feliz ao ser parado pelos ambulantes que trabalham por ali e me dizem que o acústico movimenta muito os domingos e suas vendas, espero que o os órgãos competentes vejam o quanto a cultura é importante em diversos fatores na cidade” Finaliza

Na “Cena” (palavra utilizada para descrever o que acontece no momento) musical, surgem semanalmente várias bandas, e com elas surgem novos gêneros. O mais recente é a Música Popular Beiradeia (MPBera) – característica forte da Banda Kali e os Kalhordas.

COMO CONTRIBUIÇÃO A Reforma Cultural no Estado de Rondônia. Semanalmente iremos apresentar para vocês algumas bandas, cantores e Artistas regionais – através de entrevistas e pequenos textos sobre eles, com contatos para possíveis apresentações, participações.

Caso você queira entrar em contato conosco e falar sobre o que você faz, e como você contribui para a Cultura no Estado de Rondônia, e queira ter sua história contada aqui, entre em contato conosco através do e-mail: comunicacao@msn.com

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS