O Presidente da FESEC, o Artista Plástico Ariel Argobe, encontra-se em Porto Velho para discutir com as agremiações carnavalescas filiadas, com a Prefeitura e o Governo do Estado, as medidas imediatas para realização do carnaval popular das escolas de samba da capital, Costa Marques, Rolim de Moura e Guajará-Mirim.
Nesta terça-feira, 27, Argobe pretende se reunir com técnicos da Iaripuna e da SECEL, para tomar conhecimento dos encaminhamentos oficiais providenciados pelas respectivas instituições públicas, tratando da realização do carnaval das escolas de samba da capital e do interior.
O Presidente da FESEC pretende discutir também com os titulares das respectivas pastas, sobre o financiamento do carnaval das escolas de samba. Na sequência, a FESEC convocará os presidentes das escolas de samba para, juntos, deliberarem o carnaval de 2013.
Para o Presidente da FESEC, o carnaval popular do próximo ano será atípico, no tocante ao ritual para efetivar o financiamento, em razão das mudanças políticas no executivo municipal.
Para dificultar ainda mais, Ariel lembra que o Governo do Estado enfrentou dificuldades para cumprir, na totalidade, com suas obrigações relacionadas ao repasse de subsídios financeiros às agremiações culturais da capital e do Interior no ano de 2012.
Lembra que as agremiações folclóricas de Guajará-Mirim, que realizam Duelo na Fronteira, até hoje não receberam parte dos recursos aprovados em convênio. Artistas e fornecedores esperam receber por seus trabalhos realizados. “Este não é um bom sinal para cultura popular em Rondônia”.