Um trem chamado cooperação Peru - Brasil

Um trem chamado cooperação Peru - Brasil

Um trem chamado cooperação Peru - Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Este ano 2012 comemora-se o centenário da construção da mítica Estrada de Ferro Madeira Mamoré. E esta efeméride tocou as portas do Peru, como se os trilhos mágicos desse trem quisessem estender-se até a terra dos Incas.
O Instituto de Estudos Históricos del Pacifico (INEHPA), teve a iniciativa do seu Diretor Legal, o peruano - brasileiro Dr. Francisco Pantigoso Velloso da Silveira, amigo há muitos anos da integração econômico – cultural Brasil e Peru, vai estar presente em Porto Velho, entre os dias 7 e 11 de novembro, com a finalidade de visitar as áreas onde estiveram os trilhos e ter diversas reuniões de trabalho com os representantes da SETUR (Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia) , SECEL (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), SEMDESTUR (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e da SEDES (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social), além de uma visita protocolar ao Governador Dr. Confúcio Moura.
 O evento foi batizado de “Cooperação cultural e turística Brasil e Peru, no centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM)”.
No próximo dia sábado 10, o INEHPA oferecerá uma palestra que versará sobre as atividades do Instituto peruano em Lima, o Museu, trabalho de investigação recente no Acre (posta em valor dos objetos da Guerra Acreana), a riquíssima história das ferrovias peruanas, pesquisas de arqueologia ferroviária no Peru, e a divulgação de varias dicas novedosas sobre a EFMM, obtida de fontes internacionais.
 Estará presente nesse dia, o associado ao Instituto, Dr. Elio Galessio, um dos mais destacados especialistas em trens no Peru. Também acompanhará todas as atividades em Rondônia o reconhecido historiador e especialista na vida dos séculos XIX e XX, Dr. Oscar Ferreyra Hare, Diretor fundador do INEHPA, autor de livros como “O Soldado desconhecido”, investigação antropológica e arqueológica sobre um jovem soldado encontrado pelo Instituto nas areias desérticas de Lima, oculto em uma trincheira das batalhas da Guerra do Pacifico em 1881. Essa investigação concluiu com o enterro daquele soldado peruano de 16 anos na Cripta dos Heróis, com solenidades de Estado.
 O objetivo desta visita dos amigos peruanos segundo o Dr. Ferreyra, é consolidar um projeto integral de posta em valor dos diversos objetos da EFMM, colaborar na configuração de um Museu de alto nível sobre a ferrovia, e gerar um livro sobre a EFMM com os documentos que estão sendo resgatados de fontes estrangeiras que cooperam com o INEHPA. Também se pretende formular um projeto de reativação de um trecho do velho trem, tendo em conta que o INEHPA tem uma longa experiência no Peru com o “turismo ferroviário”, contando com especialistas na matéria.
As atividades estarão ressaltadas com a presença do embaixador do Peru no Brasil, Dr. Jorge Bayona, quem voará de Brasília a Rondônia para participar do evento.
Simbolicamente, os trilhos da centenária Madeira Mamoré começam a renascer, trazendo e levando amizade, cultura compartilhada, revitalização da identidade cultural, e sintomaticamente partindo do Peru, um país com alta experiência em temas arqueológicos e de desenvolvimento museológico, graças a sua riqueza histórica milenar.
Novamente escuta-se seu apito, ao longe, como anunciando um novo dia, cheio de união dos nossos povos. “Uma bela homenagem também as centenas de operários que de todo o mundo chegaram para a construção da EFMM entre 1907 e 1912, e que morreram na Amazônia, e entre eles se contam muitos peruanos” – explica com emoção o Dr. Pantigoso.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS