Grupos de teatro de Minas Gerais e Rio Grande do Norte estarão em Porto Velho neste fim de semana para uma curta temporada de espetáculos e oficinas. As peças são gratuitas e livres para todas as idades.
O fim de semana na Capital promete agradar às crianças e aos pais que procuram uma programação cultural para toda a família. Na sexta, sábado e domingo, o grupo mineiro Maria Cutia apresenta na Arena Madeira Mamoré três espetáculos de seu repertório, marcados pela presente relação entre palhaçaria, música e teatro. No domingo e segunda-feira, é a vez do grupo Clowns de Shakespeare, de Natal, encantar o público no Sesc Esplanada com duas sessões da peça O Capitão e a Sereia.
O Grupo Maria Cutia já tem como palco praças, parques e ruas das cidades brasileiras e já realizou uma turnê internacional pela África de Língua Portuguesa. Esta é a primeira vez que eles estarão na Região Norte e a primeira parada é em Porto Velho. Para celebrar 6 anos de contínua pesquisa teatral, a turnê também passará pelas capitais do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. A turnê Maria Cutia Rumo ao Norte foi contemplada pelo Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro.
A atriz Marielle Brasil fala da grande expectativa em apresentar-se no Norte: “Nosso país é tão grande e tão diverso que é uma honra poder conhecê-lo sempre mais. Levar um pouco de Minas com a gente é sempre bom, mas aprender e conhecer um pouco do Norte será uma grande experiência não só artística, mas de vida. Estou muito ansiosa".
Os Clowns de Shakespeare, grupo criado em Natal em 2006, vem desenvolvendo uma investigação com foco na construção da presença cênica do ator, a musicalidade da cena e do corpo, e teatro popular e comédia, sempre sob uma perspectiva colaborativa. Em Porto Velho, apresenta neste domingo e segunda a peça O Capitão e a Sereia, que ganhou o Prêmio Shell São Paulo 2009 como Melhor Figurino (Wanda Sgarbi). Além dos espetáculos, ambos os grupos realização também oficinas gratuitas no Tapiri, sede do grupo O Imaginário, para atores, estudantes e educadores, nos dias 01 e 04.
Mais informações no site www.oimaginarioro.com.br
Programação dos espetáculos
Na Arena Madeira Mamoré:
Sexta (02) às 20h - Concerto em Ré: criação que mergulha no universo do palhaço e traz os personagens Begônia, Felim, Tadeu e Marmota, que encontram com seu público em um show inusitado. Entram no palco e tocam um repertório de canções inspiradas na lógica do palhaço, intercalado por cenas que demonstram a relação, por vezes conturbada e, por outras, afetiva, entre os integrantes de uma Big Band.
Sábado (03) às 20h - Como a Gente Gosta: uma comédia musical que faz pensar sobre o amor e suas múltiplas facetas. Exilados pelo novo duque, Rosalinda e Orlando são obrigados a deixar a corte. Ela foge acompanhada por sua prima Célia e, para se protegerem dos perigos da floresta, Célia se disfarça da camponesa Aliena; e Rosalinda, do jovem Ganimedes. Rosalinda, no meio de um quiproquó de amores, tece sua trama para resolver toda a confusão desta ciranda de paixões, numa peça como a gente gosta.
Domingo (04) às 18h - Na Roda: espetáculo brincante com repertório de canções colhidas no Vale do Jequitinhonha e no norte de Minas. Conta as histórias de um menino sem nome, de Martim e Mariana e sua grande banda, de uma fazenda e seus animais são contadas e cantadas, ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores brincantes em contínuo diálogo com o público que, ao final, entra na roda e brinca também.
No Teatro Um do Sesc Esplanada:
Domingo (04) e Segunda (05) às 20h - O Capitão e a Sereia: tentando esconder seu desespero pela ausência do Capitão Marinho, a "Trupe Tropega, Mas Não Escorrega" se esforça para ludibriar o público enquanto espera pelo retorno do seu protagonista. O mosaico de situações que se sucedem possibilita ao público construir sua própria história. Os lugares são limitados e os ingressos serão distribuídos no Sesc antes do espetáculo.