Começa Festival de Teatro de Rua “Amazônia Encena na Rua”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A partir do dia 18 até 24 de Julho a Arena do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré será palco da 4° edição do Festival de Teatro de Rua Amazônia Em Cena. O local também abrigará a 2° edição do Festival de Dança, que acontece paralelamente à programação do Amazônia Em Cena. No evento, no qual diferentes linguagens teatrais são apresentadas em uma programação variada de espetáculos, foram incluídas também oficinas de capacitação artística e ciclos de debates, que envolvem temas como discussões sobre as particularidades da produção artística teatral na Amazônia ou as perspectivas do teatro de rua, num contexto mais geral.
O alicerce da programação do Festival se dá em torno da figura do teatro de rua, que se define como uma modalidade teatral em que os atores utilizam seu corpo e voz para a construção artístico-estética de forma interativa com os espaços urbanos, como praças, parques, entre outros. Assim todo espaço público aberto é apto a receber um espetáculo de teatro de rua, sendo assim garantia de um acesso democrático à espetáculos artísticos.
Para o produtor Chicão Santos, o evento é um “festival de possibilidades e trocas, que trata da nossa responsabilidade social, cultural, ambiental e tem como ponto fundamental a experimentação de novas linguagens no teatro de rua. E o fundamental é a participação do público. Nesse sentido, ainda pontua o produtor ”Nosso grande anseio, desde a idealização do Festival, é de romper as fronteiras geográficas....”
As três últimas edições do Amazônia em Cena tiveram como sede a Praça das Caixas D’água, na capital porto velhense, chegando a receber um público estimado de 25.000 pessoas na sua última edição. E será dessa mesma praça que sairá o Cortejo de Abertura dos trabalhos do Amazônia em Cena desse ano. O Cortejo terá início às 18h do dia 18.07 e irá até o novo espaço a ser utilizado para o Festival: o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Integrada ao Amazônia Encena na Rua terá a 2° edição do Festival de Dança cuja programação envolve 20 grupos de dança da capital e um grupo de Roraima. São apresentações de diversas linguagens e os grupos tem origem nos bairros de Porto Velho, além disso, todos recebem uma ajuda de custo para se apresentarem. No ano passado, em sua 1° edição o evento teve mais de 15 mil espectadores.
Na edição deste ano, o Amazônia em Cena foi agraciado com o Prêmio Funarte dedicado a Festivais de Artes Cênicas de 2010. Além da premiação, a importância desse prêmio se dá justamente pelo reconhecimento, a nivel nacional, do trabalho realizado, e a garantia do fomento dessa modalidade de expressão artística na região norte do país. Além do Prêmio Funarte, o Amazônia em Cena conta com a parceria do Governo do Estado de Rondônia através da SECEL, da Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna e SEMED, e do SESC Rondônia, além do patrocínio, desde sua primeira edição, da Caixa Econômica Federal.
O Festival Amazônia em Cena na Rua é realizado pelo O Imaginário, que atua desde 2005 no contexto de promoção e de produções ligadas às mais diversas espécies de linguagem teatral, e espetáculos conexos. Em seus trabalhos, o Grupo sempre busca discutir a relação do público do teatro e da cidade, e investe na vinda de especialistas em teatro para qualificar e melhorar o nível técnico dos espetáculos, promovendo a troca de experiências e interações de um jeito inovador para movimentar a cena na Amazônia.
O que: VI Festival Amazônia Encena na Rua e II Festival de Dança
Onde: Arena do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Quando: Dia 18.07 a dia 24.07
Entrada livre
www.oimaginarioro.com.br
oimaginarioro@yahoo.com.br
www.twitter.com/oimaginario
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!