Durante a realização da 8ª edição do Fest Cineamazônia, de 9 a 13 de novembro, serão oferecidas oficinas de Cinema de Guerrilha e Cinema na Escola. As oficinas acontecem durante o dia, em salas de capacitações, do Teatro Banzeiros, no Centro de Porto Velho. Os facilitadores são cineastas reconhecidos nas áreas propostas. As oficinas são gratuitas e as inscrições são feitas no site do festival www.cineamazonia.com.
A oficina Cinema de Guerrilha é direcionada para jovens estudantes e demais interessados que queiram ampliar o conhecimento cinematográfico. Este conceito visa orientar para a produção de audiovisual utilizando poucos recursos, barateando o custo final e mantendo a qualidade. O facilitador será o premiado cineasta português Ricardo Almeida.
Para a oficina Cinema na Escola: Ver e Fazer a facilitadora será a cineasta Bete Bullara, do Cineduc. Este formato trabalha a utilização de audiovisual como recurso pedagógico. O público alvo é de educadores que já trabalham com a técnica ou queiram implantá-la em sua rotina de trabalho educacional.
O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Folha de Rondônia; apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.