Já confirmados três personalidades convidadas do mundo do Cinema Nacional que irão compor a Mesa Redonda prevista já na Programação Oficial do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia, além de autoridades municipais, estaduais, federais e público presente.
Dos convidados, representando a ABD Nacional e da ABDC do Estado do Pará, temos:
1) Solange Lima – Presidente da Associação Brasileira de Documentarista/ABD-Nacional.
2) Afonso C. Lisboa Galindo – Diretor de Regionalização da Associação Brasileira de Documentarista/ABD-Nacional e Conselheiro da ABDC/PA.
3) Januário Guedes – Cineasta, Conselheiro da ABDC/PA e Consultor do Ministério da Cultura para Projetos Culturais.
Dentre os temas que irão discorrer nos dias 27 e 28/05, teremos:
- “Perspectivas e avanços das produções audiovisuais na Região Norte”.
- “Criação de Leis de Incentivos e Fundo Municipal e Estadual de Cultura para Rondônia”.
- “A importância do Curta-Metragem em todas as telas divulgando a diversidade Cultural do País”.
A Organização do Festival de Cinema Curta Amazônia informa que as discussões serão abertas aos universitários, estudantes da rede pública, privada, comunidade em geral, propiciando informações de interesse ao coletivo, em busca de melhoria para nossa cultura amazônica, criando e buscando alternativas para a implantação de mecanismos que possibilitem a utilização e aplicação de recursos financeiros advindos de leis de incentivos fiscais dispostos nas grandes, médias e pequenas empresas para que sejam aplicados aqui em Rondônia, contribuindo e fortalecendo o nosso Estado, procurando sempre se destacar no Brasil de forma positiva, como um Estado que produz e exporta atividades culturais em busca de uma sociedade mais justa e humana, porque com cultura você resgata novos valores e com esses valores há um processo de transformação e crescimento dessa sociedade, sem conceitos prontos e ditados por líderes que conduzem nossa sociedade.
Nada mais oportuno, esse momento que Rondônia vive, para estarmos unidos em busca de um desenvolvimento sócio-cultural-sustentável para nosso Estado e Região.
Venha! Participe! Confira! Contribua! Você somente poderá criticar, se participar desse processo! E, é claro que você não vai ficar fora dessa discussão.