Aconteceu no último sábado (27) a FESTA BACO, no Espaço Cultural Vrena, onde funcionam as Associações Culturais Cuniã e Imaginário (Rua Tobias Barretos nº 18 – Tucumanzal), em comemoração ao Dia do Teatro.
No início do evento, a presidente da Fundação Iaripuna Berenice Simão, ressaltou a importância da prefeitura apoiar o evento. Em seguida, o presidente da Associação Cultural Cuniã, Cláudio Vrena, ressaltou que o evento acontece há 13 anos sem o auxílio do governo e que aconteceria também este ano independentemente dessa contribuição.
A Festa Baco tem como característica homenagear Baco para comemorar o Dia do Teatro, devidamente regada a vinho, comida saudável (a base de frutas) e, claro, performances teatrais.
O Grupo Evolução apresentou fragmentos da peça É CRIME NÃO SABER LER e o Grupo Sentidos, apresentou também fragmentos, da peça TPM, entre outra.
O projeto CineOca, na versão “Oquinha”, versão infantil, foi lançado na ocasião, e que terá o espaço cultural para projeção dos filmes do projeto. Segundo Malu Calixto e Simone Norberto, da diretoria do CineOca, o local é perfeito para o projeto, pois é dentro de um bairro com várias escolas, com tradição de apresentações culturais e manifestações folclóricas (quadrilhas e bumbás), além de grande interesse por manifestações artísticas de várias áreas. “Só faltava o audiovisual para completar a cesta cultural”, disse Malu.
O teatro estava bem representado por vários artistas. Os professores da UNB que estão ministrando Curso de pós-graduação lato sensu oferecido pela linha de pesquisa Arte e Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília, também se fizeram presente. Estão participando desse curso, além de artistas de Porto Velho, os artistas de Ariquemes, Nova Califórnia e outros municípios, que compareceram.
Vale registrar o ambiente exótico do Espaço Cultural Vrena, que dispõe de bom aparelhamento para o fazer cultural, como biblioteca, sala de projeção, mini-teatro e um interessante jardim.
(*) O autor é agitador cultural e blogueiro