Três filmes polêmicos confirmados para o Fest Cineamazônia – 7ª edição

Três filmes polêmicos confirmados para o Fest Cineamazônia – 7ª edição

Três filmes polêmicos confirmados para o Fest Cineamazônia – 7ª edição

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Para a mostra competitiva as inscrições continuam abertas até o dia 4 de setembro
 
Três filmes convidados para a 7ª edição do Fest Cineamazônia já estão confirmados: Espírito de Porco, Corumbiara, e Crianças da Amazônia. O festival acontece de 9 a 14 de novembro, em Porto Velho. As inscrições para a mostra competitiva continuam até o dia 4 de setembro. Os filmes e vídeos concorrem numa mesma bitola, nas categorias: Documentário, Ficção, Experimental, Animação e Vídeorreportagem Ambiental.
 
O documentário convidado Crianças da Amazônia, dirigido pela produtora Denise Zmekhol, conta a história da maior floresta do mundo. O filme foi gravado com a etnia Surui, em Cacoal, interior de Rondônia. O roteiro mostra que durante muito tempo o mundo desconhecia a Amazônia, até que uma grande estrada foi construída, trazendo desenvolvimento e impactos irreparáveis.
 
Outro filme polêmico que está confirmado é também foi gravado em Rondônia, é o documentário Corumbiara, do diretor Vicent Carelli, que traz registros do massacre de índios por fazendeiros, ocorridos no sul do estado em 1980. O roteiro retoma a denúncia feita pelo indigenista Marcelo Santos. Corumbiara foi vencedor do 37º Festival de Cinema de Gramado (RS) conquistando cinco prêmios, entre esses, melhor filme.
 
Já o documentário Espírito de Porco, dirigido pelos jornalistas Chico Faganello e Dauro Veras, mostra a cadeia de responsabilidade do setor de suinocultura, no estado de Santa Catarina. A criação confinada soma 50 milhões, dando uma proporção de 10 suínos para cada habitante. O filme tem uma narrativa didática e irônica, mostrando que o porco se humaniza e o homem se emporcalha.
 
Além de filmes convidados e da mostra competitiva, o Fest Cineamazônia estará promovendo oficinas técnicas e debates com diretores dos filmes. Para o curador, Jurandir Costa, “será uma oportunidade para os diretores e produtores locais terem acesso a novas informações e formatos cinematográficos”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS