Festival Casarão traz o rapper cuiabano Linha Dura

Festival Casarão traz o rapper cuiabano Linha Dura

Festival Casarão traz o rapper cuiabano Linha Dura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Paulo Fagner da Silva Ávila, mais conhecido por Linha Dura, é um Rapper Cuiabano engajado em movimentos sociais e militantes do hip hop, desde o ano de 1996. A influência familiar traz em sua veia os sons da raiz negra e uma história de muita magia musical que embalou sua infância na cidade de Barão do Melgaço ( MT), cidade rica na preservação da cultura popular passando de geração a geração os ritmos e os mitos do Siriri e Cururu. Para Linha Dura este foi o início de uma grande história musical, pois desde então o som e a importância da valorização da cultura popular tem influenciado e muito suas composições. Segundo Linha Dura “o Siriri e o Cururu são mais do que sons, é uma manifestação afro-mato-grossense”. Linha Dura busca a valorização da cultura popular por meio da música.
 
LETRAS - As letras de suas músicas são inspiradas em temas relevantes para o movimento Hip Hop, como contextos sócio-político, cultural e educacional, refletindo a realidade das ruas, dos jovens viciados. Todos estes contextos das lutas sociais lhe permitiram buscar inspiração em grandes nomes, como Paulo Freire dentre outros tantos que o tem inspirado. Essa inspiração tem dado outro tom em suas letras e também nos mostra o que o rapper Linha Dura tem de diferente. Essa diferença fica evidente quando ouvimos a música Pensamento Próprio, quando ele traz à tona a discussão sobre o processo da degradação educacional em nosso país, contextualizado por uma fala de Paulo Freire falando sobre a importância das lutas e das marchas pela causas sociais. Os ritmos utilizados são extensas pesquisas feitas ao longo de sua trajetória musical, passando pelo Jazz, Bossa Nova, músicas africanas e sem deixar de lado claro o Siriri e o Cururu. Para ele Rap é uma mistura de tudo isso e muito mais.
 
PRODUÇÃO CULTURAL - Tem grande atuação em projetos sociais no Mato Grosso através da CUFA (Central Única das Favelas) e vem estimulando ações sociais em Goiânia, Brasília, Mato Grosso do Sul e outras regiões fora do eixo. Sua bandeira é a atuação social por meio do Hip Hop.
 
PRÊMIOS - Linha-Dura acumula prêmios, como o "Abril pro Rap", realizado em 2001 na cidade de Brasília, onde, junto com o seu extinto C4, foi considerado o melhor grupo de rap do Centro-Oeste. Recebeu também o Prêmio Hutúz - o maior da América Latina no segmento Hip-Hop na categoria demo, ficando entre os cinco melhores. Sucesso absoluto, o mais recente CD lançado pelo Selo Nova Guarda “O Caminho da Resistência (Tchapa e Cruz)” teve grande repercussão na mídia especializada. Disco este com uma diversidade musical inexistente no estado, que utiliza o som, ritmo e letras para falar sobre educação, valorização da cultura local, políticas públicas e protestos. Características estas fundamentadas na cultura do povo cuiabano, onde são registrados os momentos marcantes da história regional.

* Conheça o som do rapper Linha Dura: www.myspace.com/linhadura
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS