Um olhar na transversalidade do matuto - Por Silvio M. Santos

Um olhar na transversalidade do matuto - Por Silvio M. Santos

Um olhar na transversalidade do matuto - Por Silvio M. Santos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Galeria Príncipe da Beira localizada no piso superior da Casa da Cultura Ivan Marrocos, abriga desde quinta feira 21, a exposição “A transversalidade do olhar matuto”, com telas do artista plástico Jair Gabriel e fotografias de Walteir Costa.

Não é a primeira vez que os dois profissionais das artes plásticas e da fotografia se reúnem, porém, desta vez superaram todos os trabalhos já apresentados ao público em outras exposições; Talvez, por tratar-se da despedida de Porto Velho do Jair Gabriel. “Como estou me aposentando e vou me mudar definitivamente para a Bahia, essa exposição é para mim uma despedida de Rondônia, a terra onde nasci e me criei”, conta Jair Gabriel.

Domingo passado 24, ao visitar a galeria, nos deparamos com várias pessoas admirando a exposição dos “matutos” Walteir e Jair Gabriel. Entre os tantos visitantes o que mais ouvimos, foram elogios ou para uma fotografia do Walteir, ou para uma tela do Jair.

O nosso “olhar”, aproveitou para fazer uma viagem através do “olhar enviesado” dos artistas e ao desembarcar do “Vagão do tempo”, foi direto para o “Cai n’água”, de onde pode apreciar “As mariposas” em “Revoada” acompanhando a procissão de “São Pedro”.

Na realidade, ao acompanharmos a disposição das fotografias e telas que fazem parte da exposição “A transversalidade do olhar matuto”, nos deparamos com o misticismo religioso que é bastante acentuado no trabalho dos dois expositores. Ao tempo que reverenciam os atos litúrgicos do catolicismo, ao destacarem a procissão do Senhor Morto e o Círio de Nazaré, se encontram num templo da UDV (União do Vegetal) “Estrela Guia”, onde participam de um “Encontro Mágico”.

O expectador pode seguir viagem apreciando a “Dança dos Pavões” em quanto escuta “O som da mata” que ecoa pelas “Veredas do céu” e se propagam através do colorido da folhagem do “Pau d’arco”. Assim desembarcamos no “Porto das esperanças”.

A exposição “A transversalidade do olhar matuto” que fica na galeria Príncipe da Beira até do dia 30 deste mês, é para ser vista e revista por todos que gostam de arte e em especial, da arte de qualidade como é a arte do fotografo Wateir Costa e a arte naïf (ingênuo) do Jair Gabriel.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS