A técnica de enfermagem Silvana Fontineli Xavier, do Hospital de Base Ary Pinheiro, lançou seu primeiro livro de poesia “A Vida e a Poesia”, em recepção organizada pelos colegas no auditório do HB, com a participação de servidores de diversos setores, do diretor-geral, Amado Rahhal, e do secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, além de familiares e amigos da autora.
“Sempre fui apaixonada pelas poesias, mas comecei a escrever quando tinha 18 anos. Esse é meu primeiro livro, estou realizando o sonho da minha vida, o de ver meus sentimentos, minhas idéias e meus pensamentos publicados em forma de poesias. Mas esse será apenas o primeiro, tenho material para mais outros sete livros, mas infelizmente as condições ainda não me permitem. Mas estou feliz e realizada”, afirmou a escritora Silvana Fontineli Xavier.
A recepção foi organizada pela colega de trabalho Maria de Fátima das Neves, que reconheceu o esforço de Silvana e contou com o apoio de toda a equipe do HB. “Ela também faz faculdade de enfermagem e é muito esforçada”, disse a colega. O pai da autora, Neimar Reis Xavier, agradeceu o apoio que “Rondônia tem dado aos seus filhos” e Silvana apresentou, na ocasião, poesias de sua autoria e autografou exemplares do livro.
Amado Rahhal, disse ser um prazer trabalhar com um servidor que expressa esse potencial e, além disso, disse ser necessário que as pessoas que estejam no hospital possam também ter seus momentos de lazer.
Milton Moreira disse que já havia tido contato com as poesias de Silvana em outras ocasiões e parabenizou-a pelo que denominou de “ato de coragem”, o fato de expor-se para o olhar crítico e inusitado do público. Poeta e admirador da literatura, ele disse que a poesia é para ser contemplada e pode ser ainda uma obra inacabada, onde o poeta está sempre retomando para lapidá-la.