O fotógrafo e vídeodocumentarista Luiz Brito participa essa semana da III Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, que acontece em Manaus (AM), no período de 14 a 19 de outubro. Conhecido artista e produtor cultural de Rondônia, Luiz Brito leva para a mostra paralela o seu vídeodocumentário “Povo Amondawa” (
foto), lançado em 1997.
O vídeo foi produzido durante cinco anos, tendo início em 1992, quando Luiz tentou documentar a transformação do povo indígena com a chegada da modernidade, onde permeia o confronto do tradicional com a novidade.
Com 12 minutos de duração, o vídeodocumentário será apresentado no dia 17, sexta-feira, dentro da Mostra Paralela II, a partir das 15h30, na Sala Ivete Ibiapina, com a presença de Luiz.
Antes disso Luiz Brito estará integrando o “Fórum de Debates”, com o tema “A experiência do DOCTV na Amazônia”, que acontecerá na quarta-feira, 15, no Teatro Gebes Medeiros, e contará com a presença de outros realizadores, como Thiago Briglia (RR), Marcelo Silva (TO), Charlene Lima (AC), Adriano Barroso (PA) e Paulo Cezar Freire (AM).
A MOSTRA
A III Mostra Amazônica do Filme Etnográfico destaca neste ano o projeto DOCTV, apresentando mostra competitiva, mostras paralelas, fóruns de debates, além de mini-cursos e fará homenagem ao antropólogo francês
Claude Lèvis-Strauss, que completa 100 anos em 2008, por conta disso filmes e fotos suas serão exibidos durante os debates.