Nos dias 15 e 16 de setembro, Porto Velho será palco da quarta edição do projeto Sesi Bonecos do Brasil. Idealizado pela produtora Lina Rosa Vieira, o evento, que já passou por 21 estados brasileiros e reuniu 800 mil pessoas, dedica-se à democratização do que há de melhor na arte de teatro de bonecos no país com apresentações de companhias de todo o Brasil.
Durante o Sesi Bonecos, o público vai conferir espetáculos de sete companhias de vários estados do país, como Gente Falante (RS), Giramundo (MG), Gats (SC), Contadores de Estórias (RJ), Caixa do Elefante (RS), Pia Fraus (SP) e Mamulengo Só-Riso (PE), no Espaço do Flor do Maracujá. Apostando na diversidade de técnicas da arte mamulengueira, o evento contará com apresentações de bonecos de luva (marionetes e mamulengos), manipulação com vara, teatro de sombras, exibições de mestres mamulengueiros, ateliê ao vivo, shows e um divertido desfile com a ilustre presença dos bonecos gigantes de Olinda.
Único festival de mamulengos do Brasil que reúne milhares de pessoas de uma só vez, o Sesi Bonecos oferece um grande trunfo no que diz respeito à estrutura e tecnologia utilizadas. Em áreas amplas e com equipamentos de última geração, o evento conta com vários palcos, sons de elevado padrão e telas de altíssima definição – tudo para o público poder acompanhar os espetáculos da melhor forma possível.
Para selecionar as companhias, a produção do evento levou em consideração a diversidade de técnicas de manipulação de bonecos e a complexidade das apresentações. O objetivo é mostrar ao público que, além das obras infantis e de humor, o gênero também permite a criação de espetáculos de temática adulta, com sofisticados recursos técnicos. Conforme apresentações anteriores, em todas as cidades que o Sesi Bonecos passar, recolherá a assinatura dos visitantes como parte de uma campanha para que o teatro de bonecos seja reconhecido pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Cultural.
No seu primeiro ano, o Sesi Bonecos visitou todas as capitais do Nordeste, reunindo um público de mais de 240 mil pessoas. Em 2005, foi a vez de o Centro-Oeste receber o projeto, seguido das cidades de Palmas (TO) e Vitória (ES), onde uma platéia de 300 mil pessoas presenciou as apresentações. Curitiba, Porto Alegre, Joinville, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu fizeram parte do roteiro em 2006. Em todo este percurso, o Sesi Bonecos atraiu mais de 800 mil pessoas. Em 2007, a região contemplada será o Norte do país. Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista e Macapá poderão ver de perto toda a graça da arte dos bonecos do Brasil.
SERVIÇO
SESI Bonecos do Brasil
Local: Espaço do Flor do Maracujá – Entre as avenidas Farquar e Calama.
Datas: 15 e 16 de setembro de 2007
Horários: das 17h às 20h
Entrada: franca
*
VEJA TAMBÉM:
*
TEATRO – Grupo Raízes do Porto apresenta neste domingo “Avoar” e “Eu, Vocês e Eles” no Teatro Um do Sesc
*
Escritor Raimundo Neves recebe homenagem na Câmara de Vereadores