Road-Movie nordestino no CineOca
Depois de Os Negativos, documentário baiano que abriu o DOCTV III no domingo passado, outra produção nordestina na programação apresentada pela parceria entre CineOca e Fundação Iaripuna é o Documentário Uma Encruzilhada Aprazível, representante do Ceará na série. A exibição do filme será neste domingo, dia 25, às 17 horas, no auditório da Biblioteca Francisco Meireles.
Na última quarta-feira, também às 17 horas, houve a reprise da produção de estréia, com a presença maciça de estudantes da rede pública. Faz parte do projeto de difusão reapresentação de toda a programação para que mais pessoas tenham acesso aos documentários.
Sinopse
No sertão do norte do Ceará, um movimentado entroncamento rodoviário é observado por moradores que, alheios a ele, levam uma vida lenta e artesanal. O contraste entre quem passa e quem mora é o mote de "Uma Encruzilhada Aprazível". Uma sorte de road-movie em que a estrada é mais sugerida do que explicitada.
Apreender o destino deste local de passagem é uma das tarefas do documentário, que apresenta os modos de vida presentes no entroncamento rodoviário, e em seu entorno, como uma alegoria da cultura do estado.
Ficha Técnica
Duração: 52 minutos
Ano: 2007
Direção: Ruy Vasconcelos
Co-produção: Ruy Vasconcelos / Alpendre Produções / TV Ceará / Fundação Padre Anchieta - TV Cultura