A sexta Mostra do Filme Livre, que acontece a partir dessa semana no centro do Rio, já tem sua seleção de filmes. Foram 649 inscrições e 235 filmes selecionados, entre curtas, médias e longas de todos os formatos e feitos em qualquer época. Dentre esses, dois filmes de Rondônia compõe a programação da Mostra: "Aconteceu na Baixa da União" de Joesér Alvarez e "Marcas da Amazônia" de Jurandir Costa.
*Além da competição principal, foram selecionados filmes também para os Panoramas Brasil e para as Sessões Especiais, tais como; Sessões ´Curta o Curta`, `Sexuada`, ´Pílulas` (com filmes de até 4 minutos), ´Criança` (em parceria com o CINEDUC, com filmes infantis), ´Mundo Brasil` (com filmes realizados por brasileiros no exterior) e muito mais.
*A MFL,o único evento no Brasil com premiação exclusiva para filmes realizados sem apoio do Estado,é a única mostra que não exclui filmes de acordo com sua idade, sua cor ou com o tamanho da sua bitola. Nas palavras dos organizadores da Mostra:" trata-se de um evento aberto e plural, algo EXPERIMENTAL, antenado com as constantes mudanças em nossa sociedade local/mundial, um evento democrático que preza pela dialética entre curadoria, júri, público e realizadores. Queremos a valorização da espontaneidade assim como dos tantos cinemas sensíveis, de poesia, filmes primitivos eou autorais, feitos na Raça e com Tesão, que ecoam os mesmos gritos ancestrais dos tantos artistas irreconhecíveis ou famosos, imagens e sons que reviram o planeta, fazendo a vida audiovisual valer a pena!
*E agora, com o apoio da OI Futuro, faremos duas oficinas de vídeos gratuitas. Também repetiremos a “Noite Livre”, que em 2006 lotou o Parque Lage e que em 2007 vai balançar o Cine Íris, numa festa como o centro do Rio ainda não viu! E se em 2006 fizemos a primeira itinerância da MFL, quando por uma semana ocupamos o Palácio das Artes em Belo Horizonte, agora a meta é levar a MFL para mais cidades. Outra linda novidade é que pela primeira vez a MFL será gratuita.
*Depois de 5 meses de curadoria e pré-produção a MFL 2007 está pronta para acontecer de fato. Por duas semanas tentaremos ser um interessante painel do que se tem feito audiovisualmente de forma independente no Brasil".