Tropa de Elite garante crescimento de público do cinema nacional em 2007

Tropa de Elite garante crescimento de público do cinema nacional em 2007

Tropa de Elite garante crescimento de público do cinema nacional em 2007

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O público do cinema brasileiro deverá ter um ligeiro crescimento em 2007, com cerca de 10 milhões de espectadores, contra 9,93 milhões no ano passado - o que representa um aumento de cerca de 1,5%, segundo dados divulgados hoje pelo Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, que centraliza dados sobre cinema no país. O principal responsável pelo crescimento foi o fenômeno "Tropa de Elite", que teve 2,4 milhões de espectadores - atraindo cerca de um em cada quatro espectadores do cinema nacional. Do público total das salas de cinema no Brasil em 2007, 11,3% foram assistir a filmes brasileiros. Em 2006, o chamado "market share" dos filmes nacionais ficou em 10,9%. Os dados de 2007 se referem às bilheterias de todos os filmes lançados até o dia 16 de dezembro e a projeção para as duas últimas semanas do ano, levando em conta as estréias agendadas. Os números finais, com os dados de todo o ano, serão divulgados na segunda semana de janeiro. Já o público total de cinema no Brasil em 2007 deverá ficar entre 89 milhões e 90 milhões de espectadores, contra 91,2 milhões do ano passado - o que representa uma queda entre 1,5% e 2,5%, segundo dados do Sindicato. A queda de público torna-se mais grave quando se constata que o número de salas cresceu de 2.220 em 2006 para 2.355 neste ano, um aumento de 6%. Os números da empresa Filme B, que também reúne dados sobre o cinema nacional, são mais positivos para o cinema brasileiro: até novembro, houve um crescimento de 9,5% no público total de filmes brasileiros, com o "market share" passando de 11,6% para 13,3%. Já o público dos filmes estrangeiros teria caído 6,3%. Para Peregrino, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, os dados mostram que "o filme nacional é o caminho para o crescimento do mercado no país". O aumento de público não é maior, segundo ele, porque "o produto não está correspondendo à demanda".
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS