Prefeitura inicia debates sobre a cultura em Porto Velho

Prefeitura inicia debates sobre a cultura em Porto Velho

Prefeitura inicia debates sobre a cultura em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A 1º Conferência Municipal de Cultura de Porto Velho foi aberta na noite desta quarta-feira, 23, no Aquarius Selva Hotel, com a presença do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, do presidente da Fundação Iaripuna, Ariel Argobe, do representante do Ministério da Cultura, Gustavo Gazzinelli, do deputado federal Eduardo Valverde, dos vereadores Kruger Darwich e José Wildes, além da artista plástica Rita Queiroz, representante dos artistas locais. *O objetivo da conferência é discutir a relação entre cultura e cidadania, pensando a questão da educação e da inclusão social através da cultura. *A iniciativa da Prefeitura coloca a Porto Velho na liderança do processo cultural do Estado de Rondônia. A discussão será pautada nos eixos temáticos levantados na 1ª Conferência Nacional de Cultura, promovida pelo Governo Federal. *Pega de surpresa na composição da Mesa, Rita Queiroz, se confessou ainda confusa sobre o que e como será tratado na conferência. *Mas Rita fez um apelo, que acredita comum a todos os articuladores da área cultural no Estado: “Nós esperamos que desta vez as promessas sejam cumpridas”. *Para Ariel Argobe, chegou o momento de Porto Velho trabalhar políticas públicas com continuidade, fazendo um trabalho planejado. “Não queremos mais trabalhos de eventualidade”. *O presidente da Fundação ressaltou que a política cultural da cidade será sempre norteada pela perspectiva da arte como instrumento de transformação social. *Gustavo Gazzinelli reforçou o compromisso do Ministério da Cultura em desenvolver políticas públicas a partir do que for definido na Conferência em Porto Velho. *Já Roberto Sobrinho destacou o trabalho da Fundação neste primeiro ano de sua Administração. O prefeito falou sobre o esforço da Prefeitura, que mesmo com o orçamento restrito para a cultura, criou programas de arte nos bairros, realizou o projeto do “CD Correnteza”, com artistas locais e ações que ainda estão por vir, como o projeto Palco em Movimento, que levará peças teatrais aos bairros periféricos da capital. *A Conferência tem continuidade na tarde desta quinta-feira, 24, com uma discussão sobre Culturas Cabocla, Camponesa, Ameríndia e Afro-brasileira na América. Outra mesa redonda será montada para discutir o patrimônio cultura material e imaterial de Porto Velho. *Na sexta-feira, 25, as discussões acontecem pela manhã e à tarde, quando será lido e aprovado o relatório final da conferência.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS