Beto Bertagna realiza projeto cultural e histórico em Rondônia para multimídia

Beto Bertagna realiza projeto cultural e histórico em Rondônia para multimídia

Beto Bertagna realiza projeto cultural e histórico em Rondônia para multimídia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O produtor audiovisual Beto Bertagna está lançando um novo projeto cultural, com patrocínio do Banco da Amazônia e apoio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura. *É o projeto “A História em Movimento”, cuja pesquisa de informações de caráter histórico, cultural e social culminará com a produção de 8 audiovisuais em DVD e arquivos Mpeg para PCs em ambiente Windows, Mac e Linux. *Neste primeiro DVD da série é narrada a saga da conquista do oeste na fronteira das águas. *O vídeo destaca detalhes do Real Forte do Príncipe da Beira, construído no rio Guaporé e a construção de outras fortificações na Amazônia como o Forte do Presépio, em Belém e o Forte de São José de Macapá, frutos de uma política de preservação de territórios por parte de Portugal. *Em outra parte como forma de preservação cultural e ocupação da região, enfoca a Festa do Divino, trazida para o Guaporé em 1894 e que preserva as suas tradições até os dias de hoje . *A temática é regional com uma linguagem didática e diferenciada. Também está sendo produzido um site na Internet com informações atualizadas além de um livro que abordará o conteúdo dos roteiros e textos dos 8 filmes. *O objetivo é promover a discussão sobre temas históricos e culturais que propiciaram a formação do povo rondoniense, democratizando o acesso à estas informações pela comunidade escolar. *A distribuição contará com o apoio da rede de agências do Banco da Amazônia em Rondônia, que tem unidades em Buritis, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Guajará-Mirim e Vilhena, além da agência de Porto Velho. *- Quem conhece a história, faz parte dela – diz Bertagna, o idealizador do projeto. “A Gerência Regional do Banco da Amazônia tem investido em cultura e na valorização dos artistas locais. A cultura é uma das melhores formas de se aproximar da comunidade e a realização deste Projeto agora , e do Quinta Cultural há mais de 4 anos são bons exemplos disso”. *Para Wilson Evaristo, da GEREG-RO, “o Banco da Amazônia se identifica com os seus valores regionais, dando apoio em áreas de responsabilidade social, se mostrando como uma empresa cidadã, consciente da necessidade de proporcionar oportunidades e conhecimentos culturais.” *- Queremos que os alunos e professores tenham mais uma ferramenta para o ensino e a discussão de temas regionais. A circulação da informação estimula o debate e provoca sentimentos de amor à terra em que se vive – arremata Bertagna.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS