*Desde o último dia 05 de Agosto, está de volta o projeto Cinema Br em movimento, nos Circuitos Cinematográficos; Comunitário e Universitário (CCC, CCU). Mas um sucesso da Petrobras Distribuidora S.A, através da Petrobras cultura junto a MPC & Associados do Rio de Janeiro.
*O projeto realiza sessões de cinema gratuitamente em comunidades e universidades das 27 Unidades da Federação. Uma tentativa de democratizar a informação a partir da difusão do audiovisual, atendendo a um público que muitas das vezes não tem acesso às salas de cinema tanto por questões socioeconômicas, quanto por questões geográficas.
*Mas do que um projeto de simples difusão o projeto Cinema Br em moviemnto, é um projeto que vêm desenvolvendo estímulos no imaginário da sociedade brasileira e especialmente em Rondônia através do Circuito Universitário. “No primeiro semestre chegamos à marca de rendimento de 56,25% nas universidades, faculdades e o Cine Club de Porto Velho, um número ainda pouco significativo mais muito expressivo diz Betânia Avelar agente universitária do Estado de Rondônia. – Todas as sessões foram encerradas com debates e discussões sobre os elementos utilizados nos filmes e curtas, o que trazia junto à proposta um caráter crítico as situações gerais ali apresentadas.” completa Betânia.
No primeiro semestre foram apresentados o longa “Aspirinas e Urubus”, com abertura do Curta “A degola Fatal”, e o documentário “Justiça” com abertura do Curta “Mina de FÉ”.
*Já para este segundo semestre de 2006, os filmes em cartaz no Circuito Universitário são “Cidade Baixa”, com abertura do curta-metragem de animação “Desirella”, e o documentário “Vinícius”, que terá suas sessões abertas pelo curta, também de animação, “Alma Carioca – Um Choro de Menino”.