AGENDA CULTURAL -Documentário "Janela da Alma" abre a programação de agosto do Cineoca
*O documentário "Janela da Alma", de Walter Carvalho e João Jardim abre a programação de agosto no Cineoca, neste domingo, às 17 horas, no audicine do Sesc. A sessão é de graça, conforme proposta do Cineclube fundado em março por um grupo de apreciadores da sétima arte. *A idéia é difundir produções que dificilmente chegariam ao circuito comercial e permitir o acesso ao cinema para a formação de público. *Desde de maio o Cineoca, vem apresentando filmes, documentários e curtas metragem a um público bastante fiel. Para isso conta com algumas colaborações importantes como a Sesc que cede o espaço; a Brasil Telecom, que empresta várias produções patrocinadas pela empresa, inclusive "Janela da Alma"; o divulgador do projeto BR Cinema, Jaburu, que também cede filmes para exibição; a organização do Cineamazônia, que liberou as produções inscritas no festival e produtores locais que também têm seus trabalhos divulgados no Cineoca, como Joeser Alvarez, Beto Bertagna, Joel Pereira e Luiz Brito.
*O trabalho do fotógrafo e documentarista Luiz também está na programação de Agosto. No domingo, dia 28, estão em cartaz "Turismo Ecológico", "Ameaça aos Índios", "Povo Amondawa" e "Taba Querida Taba".
*Sinopse de Janela da Alma
*Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade se é que ela é a mesma para todos.
*O filme ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Documentário, além de ter recebido outras 6 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Som. Ganhou também o Troféu BR - Melhor Diretor Estreante, no Festival de Gramado e o u o prêmio de Melhor Documentário, no Festival do Rio 2001, além dos prêmios de Melhor Documentário - Júri Oficial e Melhor Documentário - Júri Popular, na Mostra de Cinema de São Paulo. No Cine Ceará, ganhou 3 prêmios nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Música. No Festival de Cinema Brasileiro de Paris ganhou o prêmio de Melhor Filme. Recebeu ainda uma indicação ao Prêmio Adoro Cinema 2002, na categoria de Melhor Documentário.
*Curiosidades
*Janela da Alma é a estréia na direção de Walter Carvalho. No total foram realizadas 50 entrevistas, das quais 19 foram selecionadas para serem usadas no filme. As entrevistas foram realizadas em duas etapas: em novembro de 1999, no Brasil e na Europa, e em abril de 2000, no Brasil e nos Estados Unidos.
*Critica sobre o filme
*Muitos dos depoimentos são repetição de discursos, de visões tiradas da filosofia, da psicologia, da oftalmologia, de Platão, de Da Vinci, mas ao vermos os entrevistados falando, sobre suas formas de ver o mundo, e o ver, temos um novo quadro, pintado com delicadeza e personalidade, com o tal do enquadramento que Win Wenders tanto diz ser necessário para ele. Janela da Alma é um dos poucos documentários que conseguiram a façanha de se tornarem queridos da crítica e do público. (Thiago P. Ribeiro)
*Programação de Agosto no Cineoca (sempre domingo às 17 horas)
*Dia 7 - Janela da Alma (documentário)
*Dia 14 - Mostra Videoarte (vídeo experimental)
*Dia 21 - Uma onda no ar (ficção)
*Dia 28 - Mostra Luiz Brito (documentário e ficção)