*O curta-metragem Zen Moral, de Joel Pereira, será apresentado pela primeira vez ao público de Porto Velho neste domingo, às 17 horas, no audicine do sesc, em mais uma sessão do Cineoca. É a primeira vez que o cineclube exibe um vídeo inédito, um motivo de orgulho para os participantes, que desde a fundação do cineclube fazem questão de valorizar a produção local com a divulgação das obras regionais. "Está inclusive no nosso projeto o fomento de obras produzidas aqui", explica Myrella Matarazo, presidente do cineclube e assistente de produção do filme de Joel Pereira.
*Zen moral, com oito minutos de duração, foi finalizado há pouco, depois de quase dois meses de produção. O roteiro criado pelo próprio Joel, é uma adaptação de um conto oriental bastante usado em palestras de empreendedorismo, mas que nas mãos do diretor ganha um surpreendente desfecho. "Gosto muito de humor, por isso meus filmes sempre seguem essa linha, para mim indispensável na arte", reflete Joel.
*O diretor começou a produzir filmes para o festival do minuto.Tomou gosto pela sétima arte e agora não quer mais parar, principalmente curtas, que é a linguagem mais acessível para a nossa região, segundo ele.
*Sinopse
*Grande mestre budista dá conselhos ao discípulo, baseados na filosofia oriental. O seguidor cumpre o que o mestre sugere e mata a vaca de uma família, para ele um símbolo da acomodação de seus integrantes. Alguns anos depois o discípulo volta o local para conferir os resultados dessa atitude e se depara com a família rica e bem sucedida. Ao investigar o motivo da mudança acaba sendo surpreendido.
*No elenco Ronaldo Knipel, Tel Nascimento, Gustavo Odonato, entre outros.
*Cineamazonia no Cineoca
*A estréia de Zen Moral não é a única atração do Cineoca neste domingo. Oito produções locais apresentadas no Cineamazonia também serão exibidas no audicine do Sesc. Os organizadores do festival puseram o acervo a disposição do cineclube para mais pessoas assistirem e prestigiarem as produções que fazem do Cineamazonia o grande evento de cinema de Estado. Após os filmes haverá um debate com a presença do diretor Joel Pereira.Lembrando que o cineoca é cinema de graça a população.