O artista plástico de Porto Velho, Ismael Barreto Neves, pode ajudar a capital a utilizar o que há de mais moderno em alegoria carnavalesca e nas festas folclóricas. >>>
*O artista plástico de Porto Velho, Ismael Barreto Neves, pode ajudar a capital a utilizar o que há de mais moderno em alegoria carnavalesca e nas festas folclóricas. É que recentemente ele estagiou no ateliê do mestre Jair Mendes (foto), um dos mais importantes artistas plásticos do Festival de Parintins. Neves participou de oficinas de cenário e técnicas de movimento robótico, durante 92 dias, com o aval da Fundação Municipal Iaripuna, cujo objetivo é utilizar a mesma técnica no carnaval de rua e bois-bumbás da capital.
*A Fundação quer transformar o artista em agente multiplicador, ministrando cursos para as entidades carnavalescas e do folclore rondoniense. Em contato recente com o prefeito Roberto Sobrinho, Neves sugeriu que a prefeitura investisse mais nos movimentos culturais – especialmente o carnaval de rua – que já foi considerado dos melhores da região Norte e quase morreu por negligência e falta de incentivo das administrações municipais anteriores. O mestre Jair Mendes, vice-presidente do “Boi Garantido” de Parintins, esteve em Porto Velho em dezembro do ano passado, quando coordenou a oficina “Fábrica de sonhos”.