*Trabalhos de diversos estados brasileiros, como Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, já chegaram junto aos organizadores da
IV Edição do CINEAMAZÔNIA, que acontece de 15 a 18 de novembro em Porto Velho, Rondônia. A expectativa dos organizadores é de que neste ano o número de trabalhos supere ao de 2005.
* Abertas no início de junho,
as inscrições à IV Edição do CINEAMAZÔNIA
estão sendo feitas até o dia 31 de agosto, e podem ser efetuadas com trabalhos em filmes – 35 ou 16 mm – e vídeos produzidos em qualquer formato, com duração máxima de 26 minutos e feitos a partir do ano 2000. Para produções internacionais, o trabalho deverá ser dublado ou legendado em português.
* Produtores, cineastas e profissionais podem encontrar todas as informações – regulamento e ficha de inscrição no site oficial do evento, no endereço
www.cineamazonia.com
* Referência na região, o CINEAMAZÔNIA - FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO AMBIENTAL é um evento que tem como objetivo principal divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, que, além de ter como linha mestra à temática ambiental, abre-se para produções de todas as linhas, consolidando-se, assim, como revelador de grandes artistas, atraindo investimentos, projetando positivamente a imagem cultural e ambiental da Região Amazônica e unindo cineastas, pesquisadores, ONG’S e todos os segmentos sociais que lutam a favor do homem e do meio ambiente.
* A IV Edição do CINEAMAZÔNIA tem como tema central de debates
“Terra e Gente”, onde serão discutidos os problemas que afligem uma significativa parcela da população brasileira, tanto no que ser refere a luta pela posse de terra quanto as questões econômicas oriundas de grandes investimentos, que trazem em seu bojo os degradantes impactos sócio-ambientais.
*
PREMIAÇÃO - Todos os participantes estarão concorrendo ao Troféu Mapinguari, e uma das novidades para a IV Edição do CINEAMAZÔNIA é a igualdade de bitolas entre os filmes participantes, tendo filmes e vídeos concorrendo igualmente nas categorias, assim distribuídas:
*
Melhor Filme ou Vídeo - 01 câmera de vídeo Digital;
*Prêmio Danna Merril: Melhor Documentário;
*Prêmio Major Reis: Melhor Animação;
*Prêmio Vitor Hugo: Melhor Ficção;
*Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira: Melhor Experimental;
*Prêmio Chico Mendes: Melhor Roteiro;
*Prêmio Marina Silva: Melhor Montagem;
*Prêmio Povos Indígenas de Rondônia: Melhor Trilha Sonora;
*Prêmio Silvino Santos: Melhor Fotografia;
*Prêmio Capô (Maurice Capovilla): Linguagem;
*Prêmio Melhor Direção;
*Prêmio Melhor Ator;
*Prêmio Melhor Atriz;
*Júri Popular - Prêmio Thiago de Mello;
*Prêmio ABD-RO/Lídio Sohn – Documentário;
*Na categoria da Competição de Vídeos Rondonienses, que visa incentivar os produtores locais, a premiação está assim distribuída:
*
Melhor Produção Rondoniense;
*Melhor Diretor;
*Melhor Roteiro;
*Melhor Montagem;
*Melhor Trilha Sonora Original;
*Na Categoria de Vídeo Reportagem Ambiental, a premiação está dividida em:
*
Melhor Reportagem Ambiental Rondoniense;
*Melhor Reportagem Ambiental Nacional.
* As inscrições à IV Edição do CINEAMAZÔNIA estão abertas até dia 31 de agosto, e maiores informações, assim como formulário e endereço para envio dos trabalhos podem ser acessadas através do site
www.cineamazonia.com.