*O Projeto Cinco e Meia apresenta nesta Sexta-feira (17 de junho) o músico e compositor da cidade de Porto Velho, Ernesto Melo. O show será realizado na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita e o apoio é da Secretaria Estadual de Cultura.
*Porto-velhense, 54 anos, Ernesto Melo tem se notabilizado pelo tema de suas mais de 120 músicas, a maioria delas voltadas para a história de Porto Velho, seus personagens e suas tradições. Com Jorge Andrade (o mesmo que dá nome à escola municipal de música) aprendeu as primeiras notas ao violão. "O banjo e o cavaquinho foram conseqüência", conta o poeta.
*O interesse pela cidade foi despertado em casa, pelo pai, Esmite Melo, que além de um bom contador de história também apreciava a música e não raro o menino e jovem Ernesto conviveu com grandes nomes da música de Rondônia e de outras plagas, que aqui aportavam. Ele lembra com saudades das "cantatas" proporcionadas pelo pai, que incluíam grandes nomes como Jorge Andrade, Paulo Santos, Ivo Santana; Sabará, e até mesmo o famoso Waldick Soriano. Ernesto também lembra com saudades da convivência com cariocas da gema e suas andanças no Rio de Janeiro.
*Ernesto Melo fez parte de vários grupos musicais em Porto Velho, cantando e tocando em companhia de Enio Melo. Norman Johnson Jr. (violão), Dadá (cavaquinho), Mávilo Melo, Carlinhos Maracanã (surdo) Bebeto (pandeiro), Zé Baixinho, Oscar, Bira Carioca, Silvio Santos, Bainha, Babá, Sabará e Edson Melo, entre outros nomes do meio artístico de Rondônia.
*Uma das marcas da carreira do artista é o disco "Ernesto Melo, o poeta da cidade", onde canta a cidade e os companheiros de jornada musical. O disco gravado em 2003, sob a direção de Julio Yriarte, apesar de representar uma crônica da cidade de Porto Velho estranhamente foi gravado com o apoio da prefeitura de Manaus.