*Especialíssima a coluna dessa semana. O Humberto estava invocado com a abordagem “quase” caprichada da revista especializada em cinema SET desse mês, que dedicou boa parte da sua publicação ao filme mais aguardado dessa temporada depois de “X-Men 3 – O Confronto Final”, “Superman, Return”, do diretor Bryan Singer, a mais nova empreitada cinematográfica da franquia “Super-Homem”.
*O “invocado” porque a SET apenas repetiu o que a Wizard, revista especializada em quadrinhos, publicou nos últimos meses, com especiais que fizeram encher de lágrimas os olhos até do mais ranheta fã do personagem, inclusive cobrindo obscuras fases do personagem criado por Jerry Siegel e Joe Shuster há quase setenta anos.
*Humberto foi fundo na sua apuração sobre a mitologia do personagem “Super-Homem”, apresentando um rico painel de eras, séries, filmes, quadrinhos, curiosidades sobre filmagens, atores que interpretaram Clark/Superman. Ou seja, tudo o que você gostaria de saber sobre esse mitológico personagem dos quadrinhos e que simboliza a liberdade e representa a gênese do conceito “super-herói” vai encontrar aqui.
*Portanto aproveite e curta esse ALMANAQUE Especial.
*-----
*
AS VÁRIAS FACES DO SUPER HOMEM – DOS QUADRINHOS PARA O RÁDIO, DO RÁDIO PARA O CINEMA E A TELEVISÃO.
*Entre os seriados campeões de bilheteria na fase sonora do cinema estava O SUPERMAN e com ele se inaugurou a era dos super-heróis nas histórias em quadrinhos. O Homem de Aço nasceu na revista ACTION COMICS em 1938, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. O personagem chegaria às telas em 1941, primeiramente sob a forma de desenhos animados, realizados por MAX e DAVE FLEISCHER e distribuídos pela Paramount.
*Foram produzidos ao todo 17 episódios (exibidos no Brasil) e neles foi utilizada voz de BUD COLLYER, o Superman da versão radiofônica transmitida pela Rádio Mutual Network. Os desenhos clássicos de Max e Dave Fleischer foram lançados recentemente nos Estados Unidos e esperamos que em breve estas raridades cheguem também ao Brasil em dvd para deleite dos fãs do último filho de Kripton.
*KIRK ALYN – O PRIMEIRO SUPERMAN DO CINEMA
*O bailarino e ator Kirk Alyn, foi o primeiro Super-Homem do cinema. Alyn atuaria em dois seriados – SUPERMAN de 1948 e O HOMEM ATÔMICO CONTRA O SUPERHOMEM de 1950, neste seriado o Homem de Aço enfrenta seu arquiinimigo Lex Luthor. Produzido pela Columbia teve 15 episódios dirigidos por Spencer Gordon Bennet e Thomas Carr.
*O especialista em seriados, Sam Katzman foi contratado para ficar à frente da produção com Kirk Alyn interpretando Superman/Clark Kent; Noel Neil interpreta Lois Lane; Tommy Bond no papel de Jimmy Olsen, Pierre Watkin é Perry White.
*Neste primeiro seriado Superman enfrenta a Mulher Aranha (Lady Spider) interpretada por Carol Forman, que tenta de tudo para destruir seu inimigo e Metropolis com um poderoso raio reduzidor. A vilã ainda tem em seu esconderijo uma teia de aranha gigante eletrificada para eliminar os oponentes, inclusive num episódio até Lois Lane cai na armadilha fatal, mas claro, o Superman chega em cima da hora e a salva.
*Nas cenas onde acontece a explosão de Kripton, o furacão que quase mata Jonathan Kent e os vôos de Superman são mostrados em desenho animado porque na época não havia tantos recursos técnicos como hoje, mas a criatividade resolveu de forma eficiente mesmo com poucos recursos, principalmente quanto aos vôos de Homem de Aço.
*Outra curiosidade dos seriados é que sempre que o SUPERMAN precisa entrar em ação ouvimos em off uma voz que diz – ESTE É UM TRABALHO PARA O SUPERMAN! Ou quando ele levanta vôo – PARA ALTO E AVANTE!
*Em 1950 a Columbia realizaria uma continuação intitulada O HOMEM ATÔMICO CONTRA O SUPERMAN com Kirk Alyn mais uma vez interpretando o herói e Lyle Talbot como LEX LUTHOR que aparece pela primeira vez nas telas neste seriado com 15 episódios dirigidos por SPENCER GORDON BENNET e também produzido por Sam Katzman.
*Desta vez, aparentemente, SUPERMAN enfrenta dois vilões – LEX LUTHOR e O HOMEM ATÔMICO do título. Os bandidos usam uma moeda que os teletransporta quando são capturados pela polícia. Até o final o espectador fica na expectativa se LEX é ou não o HOMEM ATÔMICO.
*Os dois seriados fizeram enorme sucesso inclusive mais que os realizados pela Columbia com outro personagem dos quadrinhos – BATMAN.
*AS AVENTURAS DO SUPERMAN – GEORGE REEVES O PRIMEIRO HOMEM DE AÇO DA TELEVISÃO
*AS AVENTURAS DO SUPERMAN eram ouvidas pelo rádio “Mais rápido que uma locomotiva, capaz de dar grandes saltos sobre prédios com um simples pulo” É um pássaro! É um avião! Não, é o SUPERMAN!
*AS AVENTURAS DO SUPERMAN foram produzidas Robert Maxwell, chamado pela DC COMICS para adaptar as histórias radiofônicas do super herói para televisão 26 episódios em preto e branco. Mas antes em 1951 foi produzido um longa metragem intitulado SUPERMAN E OS HOMENS TOUPEIRAS dirigido por Lee Sholen para promover o seriado.
*A escolha para o papel de SUPERMAN recaiu para o ator GEORGE REEVES, que havia atuado em o E VENTO LEVOU (1939) e que encarnaria perfeitamente o último filho de Krypton. Para muitas gerações de fãs, Reeves seria a melhor encarnação do Homem de Aço até a chegada de Christopher Reeve.
*George Reeves humanizou o personagem. Seu Clark Kent não era um bobalhão atrapalhado que sempre é passado para trás por Lois Lane. Nada disso. Clark era um repórter investigativo sério, ético e enfrentava bandidos mesmo sem o uniforme com o grande S no peito. De vez em quando Reeves como Clark olhava para câmera e dava uma piscadela para o espectador e fazia piadas dizendo que “chegou voando, ou que tinha visão de raio x, como o Superman”, Jimmy Olsen sorria e Lois Lane ironizava. O seriado teve 102 episódios.
*Lois Lane era vivida por Phillys Coates com garra e determinação e levou para o seriado uma personagem que mesmo apaixonada pelo SUPERMAN não agia como uma boba. Ela serviria de modelo para a Lois Lane da série animada dublada por Dana Delany e Erica Durance no seriado SMALLVILLE.
*Jimmy Olsen era vivido por Jack Larson que interpretava o jovem fotografo com ingenuidade e inocência e com isso alcançaria grande popularidade na época do seriado que duraria de 1952 a 1957 com um total de cinco temporadas. No início Larson interpretava Jimmy como um rapaz sério mas com o desenvolvimento do seriado, ele passou a ser o elemento cômico da produção.
*O ator John Hamilton viveria brilhantemente o editor do Planeta Diário, o combativo, ético e ao mesmo tempo grosseiro e durão Perry White, modelo seguido por Jack Cooper no longa-metragem de 1978 SUPERMAN, O FILME, também incorruptível quanto seu antecessor.
*Outro destaque do seriado era o Inspetor J. Henderson interpretado pelo ator inglês d teatro Robert Shayne, que atuou em inúmeros filmes de ficção científica do começo dos anos 50. Henderson tinha papel importante no seriado, pois investigava os crimes e ao mesmo tempo contava com a ajuda de Clark. Na verdade o personagem de Henderson servia para mostrar a relação estreita entre policia e jornalismo.
*O seriado protagonizado por Reeve tinha poucas características de ficção científica, pois mostrava gângsteres, políticos corruptos, e não era um seriado feito para crianças. Eram dramas policiais, excelentes filmes com 30 minutos de duração. Os episódios da fase preto e branco pareciam histórias de detetives com seus becos escuros, facadas, tiroteios, mortes misteriosas, cenas incríveis para o início da televisão que lembravam filmes noir.
*Segundo Jack Larson “há uma mensagem básica em todos os SUPER HOMENS, seja nos quadrinhos, em qualquer filme, nas séries de TV ou rádio. O SUPERMAN representa a verdade e a justiça. E talvez estas qualidades sejam a razões do sucesso contínuo do SUPERMAN”.
*Reeves teve fim trágico. Foi encontrado morto em seu apartamento, com um tiro na cabeça. A versão da polícia é de suicídio, mas familiares e amigos contestam até hoje. Está sendo produzido um filme contando a história de Reeves, que será vivido por Ben Afleck (Demolidor). AS AVENTURAS DO SUPER-HOMEM teve sua primeira temporada lançada recentemente em dvd.
*O PRIMEIRO SUPERBOY
*Em 1961, Whitney Ellsworth, editor da DC COMICS e produtor da clássica série do SUPERMAN vivido por George Reeves (As aventuras do Superman – 1953 a 1957) desenvolveu o piloto RAJAH´S RANSON, baseado na história THE SADDEST BOY IN SMALLVILLE, da revista SUPERBOY 88, abril de 1961, que seria o primeiro de uma série preliminar de doze episódios.
*Escrito por Vernon E. Clark e pelo próprio Ellsworth e filmado em três dias, o piloto foi protagonizado por John Rockwell, na época com 23 anos, seu Clark não era tão tímido e pacato como sua inspiração dos quadrinhos. Da mesma forma que George Reeves, Rockwell trouxe elegância e presença de palco para identidade secreta do Superboy. Apesar do esforço de Ellsworth, o piloto nunca foi ao ar e os demais episódios, apesar e escritos, nunca foram produzidos.
*Cinco anos depois (1966) finalmente o Superboy chegaria às telas da televisão, na série animada da Filmation AS NOVAS AVENTURAS DE SUPERMAN que apresentava dois seguimentos distintos: o primeiro com as aventuras do Homem de Aço em Metropolis; e a outra com as peripécias do Garoto de Aço, Krypto, o Super Cão, em Smallville. Os episódios eram inspirados diretamente nos quadrinhos e chegaram ao Brasil nos anos 70 quando foi exibido pela TV Paulista (atual Rede Globo).
*Passados 22 anos o Superboy voltaria a brilhar na televisão buscando repetir o sucesso de SUPERMAN, O FILME.
*SUPERMAN, O FILME – CHRISTOPHER REEVE O ETERNO HOMEM DE AÇO
*O personagem criado por Siegel e Shuster, voltaria a surgir nas telonas em 1978 com SUPERMAN, O FILME, dirigido por Richard Donner (Máquina Mortífera I, II, III e IV) com o então desconhecido Christopher Reeve no papel título. O filme foi produzido por Alexander e Ilya Salkind em 1978 com elenco espetacular - Marlon Brando (Jor – El), Glenn Ford (Jonathan Kent), Christopher Reeve (Clark Kent/Superman), Terence Stemp (General Zod), Jackie Cooper (Perry White), Margot Kidder (Lois Lane) entre outros.
*
*A montagem ficou a cargo de Stuart Baird que mais tarde dirigiria filmes como MOMENTO CRÍTICO e US MARSCHALL OS FEDERAIS, continuação de O FUGITIVO, com Tommy Lee Jones e Wesley Snipes. A Música de John Williams continua tão marcante que Bryan Singer a usou na trilha sonora de SUPER HOMEM O RETORNO.
*SUPERMAN, O FILME teve sua história escrita por Mário Puzo (o mesmo do clássico O PODEROSO CHEFÃO), Puzo escreveu também o roteiro junto com David Newman, Leslie Newman e Robert Bento (diretor de filmes como Kramer x Kramer e Billy Bathegate).
*SUPERMAN aparece pela primeira vez no filme aos 50 minutos e na época de sua estréia nos cinemas levava as platéias ao delírio (eu tinha 14 anos quando assisti ao filme pela primeira vez no Cine São Luiz em Fortaleza. E nunca esqueci aquela cena quando o Superman faz seu primeiro vôo vindo na direção da câmera e desvia para esquerda no último momento). A abertura do filme tem duração de 5 minutos e 19 segundos.
*Numa cena que acabou cortada quando das exibições no cinema na época do lançamento – Quando Clark está correndo e pula na frente de um trem onde viajam uma garotinha Lois Lane, e seus pais vividos por Kirk Alyn e Noel Neil, o Superman e Lois Lane do seriado feito para cinemas em 1948 e 1950.
*Para Mark Millar (escritor de SUPERMAN – ENTRE A FOICE E O MARTELO) “Reeve era o SUPERMAN em carne e osso e jamais será suplantado”. Claro que o filme fez um sucesso enorme que acabou gerando três seqüências, sendo a segunda uma boa aventura e quanto aos filmes restantes podemos considerar lixo puro.
*Em 2005 para comemorar os 25 anos do filme a Warner lançou caixa com os três primeiros filmes SUPERMAN, O FILME (dvd duplo com extras mostrando os bastidores, os testes, a produção nos mínimos detalhes), SUPERMAN II (uma continuação razoável) e SUPERMAN III (este assim como o IV que não faz parte do pacote, são péssimos). Uma sessão nostalgia que deve fazer parte da coleção de qualquer colecionador e fã do Superman, afinal de contas os filmes têm Christopher Reeve, o eterno Homem de Aço para várias gerações.
*AS AVENTURAS DE SUPERBOY – MUITO ANTES DE SMALLVILLE
*Antes de SMALLVILLE Alexander e Ilya Salkind produziriam o seriado AS AVENTURAS DE SUPERBOY que entrou no ar em 1988 estrelada por John Haymes Newton que lutava contra criminosos assim como a versão jovem de Lex Luthor, porém a primeira temporada não teve muita audiência e por isso a partir da segunda temporada Haymes seria substituído por Gerard Christopher que ficaria no seriado até a quarta e última temporada. O uniforme usado pelo Superboy neste seriado era idêntico ao usado por Reeve nos longas metragens que atuou como SUPERMAN.
*Gerard foi cogitado pelos produtores para protagonizar um novo longa metragem sobre o Homem de Aço dirigido por ninguém menos que Christopher Reeves, mas o projeto não saiu do papel.
*A segunda temporada manteve o tom de aventura mostrando SUPERBOY enfrentando personagens tirados dos quadrinhos como MR. MXYZPTLK, METALLO e BIZARRO. E ainda havia as visitas dos pais biológicos de Kar-El, Jor – El interpretado pelo ex- James Bond GEORGE LANZEMBY (007 a serviço de sua Majestade) e ex-Bond Girl, BRITT ECKLAND como Lara. LANA LANG era vivida por STACY HAIDUK.
*A série seria cancelada em 1992 com 100 episódios produzidos, alguns exibidos pelo SBT. A série teria sido comprada pela Rede Record, que até hoje não exibiu nenhum episódio. AS AVENTURAS DO SUPERBOY ainda não foi disponibilizado em dvd.
*O SUBSTIMADO LOIS E CLARK, AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERMAN
*O seriado do SUPERBOY seria substituído no ano seguinte por uma versão mais moderna do herói. Estou me referindo ao injustiçado LOIS E CLARK, AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERMAN, que teve quatro temporadas entre 1993 e 1997. Neste seriado o personagem é vivido pelo ator Dean Cain, considerado por muitos como o pior SUPERMAN (pelo menos até agora) e Lois Lane interpretada por Teri Hatcher. LOIS E CLARK teve duas temporadas lançadas em dvd e em agosto será lançada à terceira, que trará como extra algumas cenas do documentário realizado por Bryan Singer e narrado por Kevin Spacey (Lex Luthor do novo Superman Returns) abordando todas as encarnações do Homem de Aço. Um item precioso para fãs do Superman e um aperitivo enquanto o dvd com o documentário completo não é lançado no Brasil, assim como os 17 episódios clássicos dos irmãos Max e Dave Fleischer. Com certeza vale a penas esperar.
*Produzido por Deborah Joy Levine LOIS E CLARK, AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERMAN, teve quatro temporadas e foram produzidos 87 episódios. Deborah lançou um olhar diferente, isto é, a partir do ponto de vista feminino, pois até esta série ser produzida, os Superman anteriores foram desenvolvidos por homens.
*O seriado trazia nos papéis principais DEAN CAIN (uma escolha equivocada para o papel de Superman/Clark Kent) e Teri Hatcher interpreta uma Lois Lane antipática, carreirista, mimada e cheia de si. Os dois vivem as turras e um dia se descobrem apaixonados. Foi assim nas duas primeiras temporadas e então os produtores resolveram quebrar a tensão entre os dois e casaram Lois e Clark (mais um erro). Apesar dos inúmeros detratores, a série tem seu charme e por incrível que pareça, existe um fã clube enorme que se reúne até hoje para assistir e discutir sobre os episódios.
*LOIS E CLARK contava ainda no elenco com John Shea como Lex Luthor (outro equivoco e na comparação com Gene Hackman, Lyle Talbot e Kevin Spacey, Shea perde feio); Lane Smith como Perry White (por sinal adequado ao personagem); o personagem Jimmy Olsen teve dois interpretes, Michael Landes (1ª. Temporada) e Justin Whalin (da segunda a quarta temporada); talvez o maior acerto tenha sido a escolha de Eddie Jones e K. Callan como Jonathan e Marta Kent respectivamente e a forma como eles aconselham e estão sempre presentes seja para ajudar Clark ou o Superman.
*LOIS E CLARK, AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERMAN é Indicado apenas para os fãs do seriado ou colecionadores de tudo relacionado ao Homem de Aço.
*Entre 1996 e 1998 foram produzidos os episódios de SUPERMAN – A SÉRIE ANIMADA por BRUCE TIMM e PAUL DINI. A série teve três temporadas e duas já foram lançadas em dvd.
*Superman/Clark Kent é dublado por Tim Daly e Lois Lane ganhou a voz de Dana Delany. Para cada temporada foram produzidos 18 episódios.
*SMALLVILLE – TOM WELLING É CLARK KENT DIRETO DOS QUADRINHOS PARA TV
*Em 1998 foi lançado nos Estados Unidos a série em quadrinhos em quatro volumes SUPERMAN, AS QUATRO ESTAÇÕES roteirizada por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale. A história mostra os primeiros momentos do SUPERMAN pela ótica de quatro personagens ligados ao herói – No primeiro a história se passa em Smallville e é contada pelo ponto de vista de Jonathan Kent, o pai adotivo de Clark Kent; a segunda mostra o Homem de Aço começando a atuar em Metropolis e é contada pela ótica jornalística de ninguém menos que Lois Lane; a terceira parte é a vez do inescrupuloso Lex Luthor a quarta e última parte fica a cargo de Lana Lang, a namorada de Clark Kent na adolescência sendo assim a primeira pessoa a quem revela seus poderes.
*O grande mérito de Loeb é fazer com que os depoimentos sirvam como uma espécie de narração em off, enquanto outros fatos, que atestam aquelas palavras, vão ocorrendo na vida dos personagens.
*AS QUATRO ESTAÇÕES serviria como inspiração para o seriado televisivo SMALLVILLE, no qual Clark ainda não é o SUPERMAN. Jeph Loeb chegou a escrever alguns episódios. Num deles, chamado INSURREIÇÃO (segunda temporada), o protagonista ganha o poder de dar saltos enormes.
*Em 2001 uma nova e mais ousada versão do personagem que voltaria a viver novas e fantásticas aventuras, mais uma na juventude, e sem aparecer com o velho uniforme azul e vermelho. Claro que estou falando do sensacional SMALLVILLE, que continua sendo produzida e está em sua quinta temporada. Neste seriado Clark Kent é vivido por Tom Welling, que ao contrário de seu antecessor, é considerado um dos melhores a interpretar o futuro Superman.
*Para alguns fãs, os produtores Miles Millar e Alfred Gough tomaram inúmeras liberdades com o universo do Homem de Aço, mas que eles não sabiam que algumas inclusive foram baseadas nas histórias em quadrinhos do super herói: a amizade entre Clark e Lex é uma delas e se os fãs se propuserem a pesquisar encontrarão histórias em que os dois mantinham estreitos laços de amizade. Lex era amigo tanto de Clark como do Superboy, mas não sabia que se tratava da mesma pessoa, assim como nos quadrinhos, no seriado o pai de Lex, Lionel Luthor, é um homem castrador e que relega ao filho o papel de subalterno e o humilha por achá-lo um fraco, Lex sente ao mesmo tempo admiração e inveja de Clark, principalmente por este ter o amor de seus pais adotivos, e assim por diante.
*Em SMALLVILLE, claro que Tom Welling como Clark Kent realiza um ótimo trabalho, mas quem rouba as cenas é Michael Rosenbaum que está brilhante como Lex Luthor (inesquecível a sua fala no episódio O VILÃO da quarta temporada – “nesta história EU SOU O VILÃO”, de arrepiar!).
*No elenco temos ainda Jonathan Kent vivido por John Schneider (do antigo seriado OS GATÕES), Anette O´Tolle como Marta Kent (Anette interpretou Lana Lang no longa SUPERMAN III), esses dois personagens são peças fundamentais no seriado SMALLVILLE e de toda mitologia do SUPERMAN. Eles ensinam a Clark o que certo e o que é errado e mesmo com todos os seus poderes, ele não adquiriu esta consciência de seus pais biológicos, mas de seus pais adotivos, talvez daí a raiva e a determinação de Jor-El de levar Kar-El para seu lado para que assim Clark seja corrompido e cumpra seu destino de conquistar o mundo.
*SMALLVILLE conta ainda com Kristin Kreuk como Lana Lang; Allison Mack como a jornalista Chloe Sullivan do jornal estudantil do Colégio de Smallville A TOCHA e Sam Jones III como o melhor amigo do herói, Pete Ross (que ficou na série apenas duas temporadas), e não poderíamos deixar de fora a bela Erica Durance como Lois Lane.
*Outro grande atrativo de SMALLVILLE tem sido as participações especiais como as de Perry White (antes de se tornar o editor do Planeta Diário), The Flash (ainda adolescente), o super cão Krypto, Aquaman, e claro Christopher Reeve (Dr. Swan, um cientista que sabe o segredo de Clark e quer ajuda-lo) Margot Kidder (como a assistente de Swan) e Terence Stemp (General Zod) como a voz de Jor – El o pai biológico de Ka-lel. Todos de algum modo bastante conhecidos do universo do Superman.
*SMALLVILLE encerrou sua quinta temporada de sucesso com um último episódio que deixaram os fãs alucinados. Quatro temporadas de SMALLVILLE estão disponíveis em dvd e em breve a quinta também estará a disposição dos ansiosos fãs do seriado.
*A NOVA FACE DO SUPERMAN – BRANDON ROUTH
*Depois de KIRK ALYN, GEORGE REEVES, CHRISTOPHER REEVE, JOHN HAYMES NEWTON, GERARD CHRISTOPHER, DEAN CAIN e TOM WELLING, A nova face do Super Homem no cinema é BRANDON ROUTH, por enquanto, um ilustre desconhecido, mas que depois da estréia de SUPERMAN, RETURNS de Bryan Singer (X-MEN I e II), isso irá mudar.
*O ator é quase um sósia de Christopher Reeve e promete arrasar nas telas como o novo SUPERMAN. A estréia nos Estados Unidos acontece no final de junho, no entanto, nós só veremos o filme a partir de 14 de julho. Quem assistiu o trailer na internet garante que será sensacional. É só aguardar e que você acreditará mais uma vez que o homem pode voar.
*SUPERMAN – UM GRANDE PÉ FRIO?
*Quando Kar-el é enviado pelos seus pais para terra, o planeta Kripton explode e na chegada de sua nave a terra, quase provoca um sério acidente com os futuros pais adotivos e isso em todas as versões pra tv e cinema, seja nas animações ou em carne e osso.
*No primeiro episódio de SUPERMAN (1948) na primeira vez que Kirk Alyn enverga o uniforme do Homem de Aço ele salva um trem de um desastre certo e por coincidência estão no trem Lois Lane e Jimmy Olsen.
*No longa-metragem SUPERMAN, O FILME (1978) um acidente com helicóptero, no alto de prédio, e quem está mais uma vez em perigo? Ela mesma – a repórter Lois Lane. Lá embaixo Clark Kent vê sua amada quase caindo e então surge ele – Superman – numa das melhores cenas do filme dirigido por Richard Donner. Superman alça vôo e salva Lois, o helicóptero e então a platéia delira! E com razão.
*Quando o jovem Clark Kent chega em Metropolis vindo de Smallville para arranjar emprego no jornal PLANETA DIÁRIO, no seriado LOIS E CLARK, AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERMAN, mesmo sem uniforme azul e vermelho, Dean Cain percebe um ônibus desgovernado que está prestes a atropelar pessoas na rua e apenas com uma mão o faz parar. Mais uma vez ele salva o dia. Para perplexidade de uma pedestre que passava por ali fica apenas a visão da marca da mão de Clark na frente do ônibus.
*No seriado SMALLVILLE com Tom Welling, não foi diferente. Clark está numa ponte, distraidamente pensando na vida e em Lana Lang, quando um rolo de arame farpado cai de um caminhão e em seguida passa Lex Luthor em seu carro esportivo, o pneu estoura, Lex perde o controle e pega Clark em cheio. No minuto seguinte, Clark está no fundo do lago arrancando o teto do carro e retira Lex desacordado do carro. Ali começava a amizade entre os futuros inimigos.
*No novo SUPERMAN, O RETORNO, o pé frio continua sem trégua. Lois Lane, a eterna repórter do PLANETA DIÁRIO está a bordo de um avião experimental, que por causa de uma pane pode matar a todos que ali estão, mas sem surge depois de cinco anos sumido para salvar a todos da morte certa? Ele mesmo – O último filho de Kripton – SUPERMAN está de volta e com ele o seu famoso poder de atrair catástrofes, desastres, Lex Luthor e outros vários problemas que apenas o Homem de Aço pode resolver.
*SUPERMAN – AS MELHORES HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
*A revista MUNDO ESTRANHO lançou em 2005 a revista AS GRANDES SAGAS DC – As histórias por trás das 30 maiores histórias de Batman, Superman e outros grandes heróis. A revista é uma homenagem aos 70 anos de existência das DC COMICS, sua trajetória, os heróis dos quadrinhos como Batman, Superman, Mulher Maravilha, entre outros, o sucesso, a remodelagem dos heróis e ainda as principais histórias e aventuras vividas por cada um desses super heróis e com destaque para as do Superman como PARA O HOMEM QUE TEM TUDO (1991); A FASE DE JOHN BYRNE (1986); A MORTE DO SUPERMAN (1993); o citado AS QUATRO ESTAÇÕES (1998); ENTRE A FOICE E O MARTELO (2003) e SUPERMAN VERSUS ELITE (2001).
*Tudo isso e muito mais para quem é fã do Homem de Aço e outros personagens marcantes dos quadrinhos de todos os tempos. Uma ótima maneira de conhecer mais sobre as histórias, seus autores, desenhistas e roteiristas, entre eles os famosos Alan Moore (Do inferno, Liga Extraordinária e V de Vingança); John Byrne e Frank Miller (Batman – O Cavaleiro das Trevas).
*SUPERMAN, O RETORNO É CAPA DAS REVISTAS WIZARD, SET E SCI FI NEWS
*Que o SUPERMAN é um dos mais importantes e conhecidos ícones da cultura pop na esfera mundial todo mundo já sabe e as fotos do ator Brando Routh estampadas nas capas dessas revistas comprova mais uma vez que esse personagem dos quadrinhos que passou pelo rádio, televisão e cinema, estará sempre presente, afinal contas o último filho de Krypton, nascido em 1938 da imaginação de dois jovens, chega aos anos 2000 totalmente revigorado e pronto para arrebatar mais uma vez os antigos fãs e também os novos.
*SUPERMAN, RETURNS é com certeza o filme mais esperado do ano e tem tudo para ser um campeão de bilheteria. Assim como BATMAN BEGINS, ambos têm a chance de recuperar o tempo perdido e retornar ou recomeçar em grande estilo nas telas de cinema.
*Não sei quanto a você, mas eu estou contando os dias para ir ao cinema e mais uma vez acreditar que o homem pode voar.
*#####
*
*-DEDICATÓRIA - Amigos do Almanaque ficamos por aqui, e peço licença para dedicar a coluna desta semana à todos os fãs do SUPERMAN, de todas as idades. Dedico também a minha filha Carolina, de sete meses, e que um dia assistirá comigo todas as temporadas de SMALLVILLE, SUPERMAN, O FILME e todos os seriados clássicos do Homem de Aço. Um forte abraço e até a próxima semana.
*
*- Humberto Oliveira é bacharel em jornalismo e está fazendo os últimos ajustes no seu uniforme de Super-Homem (tamanho GG) para a estréia do filme