*Neste final de semana, sexta e sábado, 10 e 11, acontecerá a festa Sabugo Junino, às 19h, na Avenida Rio de Janeiro. Será a XV edição dessa grande festa realizada pelo Sesi Escola, onde toda sociedade poderá participar. Segundo a diretora da escola, o ?objetivo é manter acessa a fogueira da cultura junina no País e a integração da comunidade?.
*Numa época em que o individualismo e a artificialidade estão em voga, a celebração de atividades artístico-culturais é fundamental para voltarmos a valorizar nossas tradições e, ao mesmo tempo, diminuir nossas diferenças sociais. Neste contexto, o Sesi busca promover a cultura e a cidadania através da educação e da interação comunidade-escola.
*O Sabugo Junino terá muitas novidades na sua XV edição. Serão duas noites de muita festa para todas as idades. Fogueiras, bandeiras, danças, quadrilhas, fogos de artifício, comidas típicas, quermesses, pau-de-sebo, correio elegante, casamento caipira, balões, quentão, superstições e muitas outras atrações.
Quando tudo começou?
A origem das festas juninas é nebulosa. Existem várias teorias. Uma delas é que tudo começou nos primeiros séculos da era cristã, com a celebração a São João. Mais tarde, essa comemoração sofreu influência dos bárbaros e pagãos. Uma coisa é certa, os campos e as plantações foram os primeiros palcos dessa cultura popular.
Quando chegou ao Brasil?
As festas juninas foram trazidas pelos portugueses. O modo festivo sofreu grande influência dos negros e índios e percebem-se tais adaptações principalmente na alimentação (aipim, milho, jenipapo, leite de coco), nos costumes (forró, boi bumbá, quadrilha e o tambor de crioulo). Os franceses acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia.
Tão importante quanto...
As três festas mais importantes e populares no Brasil são: o carnaval, a páscoa e as festas juninas.
Os Santos
Santo Antônio é o mais popular no Brasil e Portugal. É conhecido como o santo casamenteiro. As moças, quando não conseguem namorados, buscam no santo o auxílio para se conseguir um pretendente.
São João é o mais popular no nordeste do País. É conhecido como o santo protetor dos casados e enfermos. A fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão são os símbolos que representam o santo.
São Pedro é conhecido como guardião dos céus e protetor das viúvas. No dia 29 de junho encerram-se as comemorações juninas. Nesse dia acontece o roubo do mastro que será devolvido no final de semana mais próximo, para garantir a continuidade das comemorações juninas.