*No último final de semana, 60 integrantes do Projeto Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros de Porto Velho e mais 60 familiares estiveram conhecendo os bens imateriais de nove estados, retratados na Exposição “Alma do Norte”. A visita ao Centro de Estudos Tecnológicos – Cetene, local onde acontece a exposição, foi um convite da Eletronorte que desde 6 de maio vem disponibilizando ônibus e motoristas para mais de 200 escolas e entidades conhecerem a exposição.
*Mais de duas mil e oitocentas pessoas, principalmente estudantes do ensino médio e superior da rede pública e privada de Porto Velho, Itapuã do Oeste, Triunfo e Candeias do Jamari já passaram pelo Cetene. A exposição ficará aberta até a próxima sexta-feira, 26, de 8h às 12h e das 14h às 21h, inclusive no feriado municipal desta quarta-feira, 24.
*Todos professores e coordenadores de ensino médio e superior que acompanham a visita dos alunos à exposição aproveitam o tema da valorização cultural, da preservação ambiental, do trabalho e da comida típica de cada estado para transformar em um trabalho. O sargento Enrique, um dos responsáveis pelo Projeto Bombeiro Mirim, em Porto Velho utilizou o passeio para falar da preservação e do respeito ao meio ambiente. “Trabalhamos diariamente com os bombeiros mirins em atividades teóricas e práticas de combate a pequeno incêndios, primeiros socorros e outras matérias de nossa área, mas aproveitamos sempre convite como este da Eletronorte para proporcionar uma opção a mais de conhecimentos para eles e suas famílias”, explicou o sargento. Na primeira aula após a visita os bombeiros mirins irão elaborar uma redação, descrevendo o que viram na exposição.
*Viagem cultural a nove estados da Amazônia Legal
*A exposição é composta de fotos, vídeos e materiais representativos dos estados do: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, Roraima, Rondônia e Mato Grosso. A programação é complementada com a explicação de monitores da Empresa que destacam os tópicos considerados “Alma do Norte” de cada estado.
*Na exposição os visitantes também têm a oportunidade de conhecer o livro: “Memória da Energia Elétrica de Rondônia”, que juntamente com a “Alma do Norte” marca os 25 anos de atuação da Eletronorte no Estado.