Na noite de ontem, 5, foi realizada no Centro de Estudos Tecnológicos – Cetene a abertura da Exposição Alma do Norte e o lançamento do livro “Memória da Energia Elétrica de Rondônia”. O evento promoveu um encontro com a história do Estado, a valorização dos bens imateriais da região Norte e a celebração dos 25 anos de atuação da Eletronorte em Rondônia.
*A solenidade foi marcada por momentos emocionantes e teve a participação da senadora Fátima Cleide, os deputados federais Miguel de Souza e Eduardo Valverde; o governador do Acre, Jorge Viana, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho; os vereadores Sandra Moraes e Ramiro Negreiros e os diretores da Eletronorte: Manoel Ribeiro, de Tecnologia, representante do presidente Carlos Raimundo Nascimento, o de Produção e Comercialização, Wady Charone Júnior e o de Engenharia, Adhemar Palocci.
*Resgate da história
*O gerente Regional da Eletronorte, Fernando Fonseca, apresentou o projeto do “Memória da Energia Elétrica de Rondônia” ressaltando a importância da participação dos historiadores rondonienses e da Assessoria de Comunicação Empresarial da Empresa na conquista de um desafio. *“Este é um sonho realizado que nasceu de uma conversa informal que tive com a bibliotecária, Glória Valladares. Ela destacou a ausência de uma material de pesquisa sobre a energia elétrica em nosso Estado. Vimos à oportunidade de proporcionar um resgate na história de Rondônia e assim nasceu este livro que é o resultado da parceira da Eletronorte com os historiadores e a comunidade”, explicou o gerente Regional.
*O diretor Manoel Ribeiro falou da importância do registro da evolução da energia elétrica em Rondônia e a contribuição da Eletronorte nesse período. Os diretores Wady Charone Júnior, Adhemar Palocci, o deputado Miguel de Souza, a senadora Fátima Cleide, o gerente regional, Fernando Fonseca e o gerente do ERO, Nelson Milanesi entregaram exemplares do livro aos historiadores: Yêdda Borzacov e Marcos Teixeira, à esposa do historiador falecido, Vitor Hugo, Maria Auxiliadora Hugo e à bibliotecária Glória Vallares.
*A energia elétrica proporcionada pela Eletronorte e futuramente por Furnas no Estado foi citada pelo prefeito Roberto Sobrinho. Ele citou os benefícios que as duas empresas do sistema Eletrobrás oferecem. A revitalização da praça das Três Caixas D’ Águas entregue à população também na sexta-feira, 5, e o livro “Memória da Energia Elétrica de Rondônia” foram ressaltados.
*A senadora Fátima Cleide elogiou a iniciativa da Eletronorte em oferecer à comunidade o livro e a exposição “Alma do Norte”.
*Alma do Norte
*A segunda parte da solenidade foi dedicada à abertura da Exposição Alma do Norte. A superintendente de Comunicação Empresarial, Odete Balduíno explicou a concepção do projeto audacioso que preserva os bens imateriais dos nove estados de atuação da Eletronorte. Um vídeo complementou a apresentação.
*A exposição estará aberta a visitação de 6 a 26 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 21h, no Cetene. Vinte e nove monitores filhos de colaboradores da CRD estão contribuindo com o evento que promete ser recordista de público como foi a exposição “Brasil 500 Pássaros”.