Dia 1º de maio começa mais uma edição do Cinema BR em Movimento. A exemplo dos anos passados o projeto ocorrerá em dois circuitos paralelos: o circuito comunitário, que para milhares de brasileiros representa o único acesso a sessões de cinema, e o universitário, que promove debates a partir dos temas abordados nos filmes.
*Tendo como missão valorizar e divulgar o cinema nacional, o Cinema BR em Movimento vai ampliar sua atuação a partir desta edição. Desta vez toda sessão será precedida com a exibição de um curta-metragem.
"A produção nacional de curtas-metragens está crescendo muito, ganhando espaço em festivais e também melhorando sua qualidade.
*Queremos valorizar ainda mais a difusão desse formato, que muitas vezes sofre com a falta de locais para exibição”, explica Gisela Camargo, coordenadora dos circuitos.
*No primeiro semestre, os longas-metragens em cartaz nas comunidades são "Tainá 2 - A Aventura Continua" e "Bendito Fruto", junto com os curtas "Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite?" e "Momento Trágico", respectivamente.
*Já no circuito universitário, os debates ocorrerão em torno dos longas "Cinema, Aspirinas e Urubus" e "Justiça" e dos curtas "Degola Fatal" e "Mina de Fé".
*A meta para 2006 é beneficiar 135 municípios, nos 27 estados da federação e 73 universidades, nas cinco regiões do país. O público estimado é de 180 mil pessoas, num total de 1.200 sessões.