O documentário trata das relações que podem favorecer ou minar a integração latino americana.
*Manifesto ao direito de ser sul-americano será exibido na sessão deste domingo, dia 12 de fevereiro, no cineoca, o cineclube de Porto Velho, às 17 horas, no audicine do Sesc Esplanada, dentro do projeto DOC TV II. O documentário trata das relações que podem favorecer ou minar a integração latino americana
*Sinopse:
*Ao cruzar quatro fronteiras na América do Sul, o documentário Entremundos - a bioceânica do Brasil central, mostra que algo acontece muito além das nossas janelas. A distância do cotidiano brasileiro facilita a compreensão dos motivos de tamanha miséria e desigualdade enfrentadas pelo nosso povo. O entendimento é favorecido a cada relato de nossos vizinhos na Bolívia, no Chile, na Argentina e no Paraguai. Surge então a consciência de que fomos dominados, estamos recolonizados e como isso potencializa nossas tragédias.
*Com uma única câmera e algumas mochilas nas costas, durante dois meses a equipe registrou fragmentos de uma revolução nativa nas ruas e estradas da Bolívia, o "destape" cultural iniciado no Chile, a organização campesina em andamento no Paraguai, as alternativas econômicas criadas pelos trabalhadores depois do fracasso do neoliberalismo na Argentina. A viagem fortalece o que sempre sentimos como sul-mato-grossenses: somos um pouco de cada cultura ao nosso redor e então compreendemos onde nasce o tal sonho de integração.
*No vídeo não há perguntas, nem respostas, apenas a constatação de que muitos caminhos são necessários seguir até a pátria América Latina. Uma rota bem estruturada pode garantir o acesso, mas os depoimentos evidenciam que a integração depende da vontade de ir, de conhecer os outros, de partilhar preocupações e de construir estratégias juntos.
Entremundos é um manifesto pelo direito de sermos mais, de sermos sul-americanos.
*Trabalhos anteriores do diretor Marcelo Bolzan
*Pesquisador do vídeo documentário de curta metragem Qué Dizê, sobre a vida do assentamento Andalúcia, gravado em Mato Grosso do Sul.
*Assistente de Direção, Idealizador e Produtor do vídeo documentário Tió e a Árvore - sobre a vida do poeta e compositor coxinense Zacarias Mourão - em fase de finalização, produzido desde Janeiro de 2003, sendo a fase de finalização viabilizada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC - 2004).
*Editor e Diagramador de 3 edições do Jornal Gestão e 1 edição especial sobre o poeta Manoel de Barros.