*
UM PRÓLOGO
*Passou o ano e me permito fazer um balanço do que mais de relevante ocorreu em 2005 na área de cinema em Porto Velho, o que é algo ainda inédito e que eu não vi em lugar algum por essas plagas. E como nos anos anteriores eu chamo o meu amigo
Humberto Oliveira, bacharel em jornalismo, tão cinéfilo quanto eu, e que assiste tudo que é filme mesmo, até tranqueiras, para me ajudar na árdua tarefa de listar e fazer um balanço sobre os filmes que foram exibidos nos cinemas de Porto Velho. Aliás é um serviço que fazemos junto com grande prazer, principalmente num ano muito fraco, pois fica mais fácil fazer o retrospecto.
*Na verdade não é pretensão nossa determinar o que é ruim ou não para o gosto de quem seja que for, na verdade como toda lista essa é fadada a ser criticada, defenestrada, pichada, elogiada, e/ou adorada, essa retrospectiva é apenas o relato de um ano fraco para o cinema mundial e você, caro leitor e internauta, pode participar, emitindo a sua opinião também, interagindo no
“Espaço do Leitor” ou através do nosso e-mail:
redacao@rondoniaovivo.com, e também através do
humbertocinemaoliveira@bol.com.br.
*Ao fazermos esse balanço em Porto Velho não pretendemos se igualar aos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, que possuem cinemas com filmes para todos os gostos e atingindo todas as camadas sociais, afinal, os lançamentos são constantes nessas capitais enquanto por aqui a história é outra, as estréias nacionais simultâneas são esporádicas e deficitárias, aliás, são eventos, verdadeiros eventos na essência da palavra, pois somente filmes com retorno de bilheteria garantido que conseguem quebrar esse ciclo em Porto Velho, casos de “Star War – A vingança do Sith”, “Harry Potter e o cálice de Fogo” e “King e Kong”. Nem mesmo o “morcegão” conseguiu quebrar esse estigma pragmático da programação do cinema local. “Batman Begins” estreou na capital um mês após ser lançado no resto do país. “Sin Ciy – A cidade do pecado”, um dos filmes mais esperados pelos fãs de quadrinhos, quase não chega por aqui.
*Enfim, num ano difícil para os brasileiros, de escândalos políticos e econômicos pipocando aqui e em Brasília, onde a programação televisiva foi uma lástima nos canais abertos, com exceção de um ou mais programa na rede Globo (
como a ótima microssérie “Hoje é dia de Maria”, de Luiz Fernando Carvalho) o
cinema é, por direito, a verdadeira
diversão escapista, que me desculpe os
DVDmaníacos, mas nada se iguala a uma sala de cinema e suas nuanças saborosas, com o escurinho, o som digital, a expectativa causada pelos trailers das próximas atrações, os drops e o cheiro da pipoca do vizinho ao lado.
*”
Os melhores e piores filmes exibidos nos cinemas em Porto Velho” é uma matéria divertida e extensa, mas nunca cansativa, pois o texto ficou afiado, sarcástico, polêmico e saboroso na escrita de Humberto Oliveira. Você caro leitor irá conhecer o lado obscuro da crítica de um cinemaníaco que passou o ano perplexo com tanta “bomba” sendo lançada em nossos cinemas, inclusive filmes brasileiros.
*Para amenizar Humberto fez também uma retrospectiva dos principais lançamentos de DVDs que ocorreram em 2005 e a reedição de lançamento de DVDs importantes, como “E o vento levou...”, “O Mágico de Oz”. Portanto não se assuste caro leitor com a magnitude, em extensão, dos textos, que estão separados em links temáticos (abaixo), você pode acessá-los e ler com calma, pois eu garanto uma ótima leitura.
*Me permiti escrever apenas um tópico: “Alguns filmes que marcaram e valem à pena”, onde faço uma análise de alguns filmes que passaram em nossos cinemas e que mereceram um destaque maior.
*Aproveite, pois tem início a um novo ano e a corrida para os lançamentos em cinema também começou, até
“os piores e melhores de 2006”, e que 2006 seja um ano bem melhor para os cinemas brasileiros, principalmente os nossos, de Rondônia.
*
Marcos Souza
*Editor
*
*
- Divirta-se e siga os links abaixo -
*-
Cinema 2005 - Os melhores e piores do ano - Por Humberto Oliveira
*-
Nem tudo está perdido ou Salve, salve os documentários - Por Humberto Oliveira
*-
A seguir vem chumbo grosso ou os piores e os melhores filmes do ano - Por Humberto Oliveira
*-
RETRÔ 2005 - Alguns filmes que marcaram e valem à pena - Por Marcos Souza
*-
Valeu a pena esperar ou para o seu governo o melhor está por vir! - Por Humberto Oliveira
*-
Se você acha que acabou, se enganou ou as edições especiais do ano em dvd - Por Humberto Oliveira