CRIATIVIDADE: RO e suas belezas naturais são temas de concurso de poesia e redação

Público-alvo são estudantes da rede estadual de ensino

CRIATIVIDADE: RO e suas belezas naturais são temas de concurso de poesia e redação

Foto: Ilustrativa

O concurso de Poesia e Redação terá como tema “Rondônia e Suas Belezas Naturais”. E será realizado pela SETUR (Superintendência Estadual de Turismo), em parceria com a SEDUC (Secretaria de Estado da Educação).  
 
 
POEMA 
 
O concurso será destinado aos estudantes da Rede Estadual de Ensino de Porto Velho, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas Eloisa Bentes Ramos, Bela Vista e Juscelino Kubitschek. Também a outras escolas do interior do Estado, com a apresentação do projeto, leitura do livro “Rondônia tem Tudo”. 
 
 
A elaboração dos poemas acontecerá no período de 09 a 16 de agosto. Esta ação da SETUR tem como objetivo fomentar o turismo local e contribuir para a conscientização dos jovens quanto ao potencial turístico que o Estado possui. 
 
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha comentou ainda que o turismo do Estado também deve ser compartilhado aos estudantes e com isso, “O concurso de
poesia e redação é uma oportunidade para o turismo ser fomentado, e por meio desta ação, poder levar aos alunos das escolas estaduais, fazendo com que estes aprendam mais acerca de nossa história, produzindo suas histórias pela escrita e consequentemente, passam a sentir o desejo de conhecer as belezas naturais do nosso Estado”, declarou.  
 
 
Gilvan Pereira Júnior, gestor da Superintendência Estadual de Turismo, afirmou que, no lançamento do concurso, os estudantes irão receber o livro “Rondônia tem Tudo”, que servirá para leitura e elaboração dos poemas. 
 
 
“O livro visa mostrar que nosso Estado é um território que apresenta a maioria dos segmentos turísticos existentes, merecendo ser aproveitado por todos, mudando a realidade de que o próprio rondoniense desconhece o ambiente em que vive”, disse Gilvan Pereira. 
 
 
REDAÇÃO TURISMO 
 
O projeto “Redação Turismo” consiste na realização de um concurso de redação, que será realizado em todo o estado de Rondônia, seguindo os critérios do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O tema da redação será: “Rondônia e suas Potencialidades Turísticas”.
 
 
Com o intuito de promover o turismo dentro das escolas estaduais de Ensino Médio, além de premiar os vencedores com atividades turísticas, nas cidades de Costa Marques e Porto Velho. Sendo o total de 53 estudantes do 3º ano das escolas de ensino regular e de tempo integral, além dos professores que estarão acompanhando os alunos nos passeios. 
 
 
Os alunos estarão recebendo orientações dos professores, que irão receber capacitações por meio do canal da Medição Tecnológica, a partir de 1º de junho,
após o lançamento oficia do concurso, irão conhecer o tema da redação através da plataforma Revisa Enem. Conforme o cronograma, até o dia (30) de junho, estes deverão estar com a redação finalizada para serem inseridas na plataforma. 
 
 
OBJETIVOS 
 
O Concurso objetiva promover a valorização do patrimônio geográfico e cultural do Estado, disseminar o potencial turístico da região, desenvolver políticas públicas de turismo em Rondônia, incentivar os estudantes a exercitarem a imaginação, retratando os sentimentos, além de permitir que a sociedade compreenda o mundo à sua volta. 
 
 
CLASSIFICAÇÃO 
 
Quem ficará responsável pela seleção das melhores redações e poemas será a CRE (Coordenadoria Regional de Educação) e as enviará a SEDUC, onde uma comissão irá fazer a correção e divulgação dos selecionados das escolas. Vão ser escolhidos dois estudantes de cada série, por escola, juntamente com seus respectivos professores, que posteriormente vão fazer um “city tour” nos atrativos turísticos de Porto Velho.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS