Ministério da Educação quer aplicar Enem a cada ano do ensino médio

Novo exame seriado começaria em 2021 para estudantes do 1º ano e se expandiria gradualmente; viabilidade está em estudo por área técnica

Ministério da Educação quer aplicar Enem a cada ano do ensino médio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério da Educação (MEC) estuda substituir o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) no formato atual por provas aplicadas nos três anos do ensino médio regular, que, juntas, comporiam a nota do estudante para disputar vagas no ensino superior. A ideia é começar a aplicação para alunos do 1° ano já em 2021 e ampliar de forma gradual.

 

O cronograma inicialmente traçado prevê a incorporação das turmas de 2º ano em 2022 e as de 3º ano em 2023, quando todo o ciclo regular do ensino médio estaria sendo atendido. Escolas públicas e privadas passariam pelo exame seriado.

 

As áreas técnicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram chamadas a analisar a viabilidade da proposta. As mudanças seriam feitas paralelamente aos planos de introduzir de forma gradual o Enem digital , anunciado no ano passado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub .

 

O Enem nos moldes atuais continuaria existindo, mas para um público residual: quem já terminou há tempos o ensino médio e quer disputar vaga em universidades e para os estudantes que perderem uma das provas do exame seriado . Haveria, portanto, o "Enem geral" e o " Enem seriado".

 

Procurados pelo jornal O Globo , o MEC e o Inep não responderam.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS