O concurso da Polícia Federal está autorizado. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 20.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Finalmente! Saiu a portaria autorizativa do concurso PF. A publicação era bastante aguardada e considerada o principal entrave para a liberação do edital, que será divulgado até junho. Na última quarta-feira, 18, o ministro Raul Jungmann confirmou que o documento com as regras da seleção sai ainda este semestre.
De acordo com a autorização, o prazo para publicação do edital é de até seis meses, contados a partir de sua publicação. Mas o ministro já confirmou que sai em até dois meses. A portaria que autoriza o concurso da Polícia Federal confirma a distribuição das 500 vagas passadas por FOLHA DIRIGIDA.
Confira a distribuição das 500 vagas
Agente - 180 vagas;
Delegado - 150 vagas;
Escrivão - 80 vagas;
Perito - 60 vagas;
Papiloscopista - 30 vagas;
PF já trabalha na elaboração do edital
Em evento realizado na última quarta-feira, 18, o ministro Raul Jungmann informou que a Polícia Federal já trabalha na elaboração do edital. Segundo ele, tudo já foi definido e está sendo encaminhado para a realização da seleção. Jungmann informou ainda que todos os trâmites agora são de natureza administrativa. Um deles, no caso, era a publicação da portaria, o que já aconteceu.
O próximo passo será a contratação da banca organizadora. Tudo indica que a empresa responsável será escolhida nas próximas semanas, para que o edital possa ser divulgado dentro do prazo estipulado de até dois meses.
Primeiras etapas do concurso PF acontecerão em 2018
O presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, esteve nesta terça-feira, 17, com o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Rogério Galloro. O representante da Federação informou à FOLHA DIRIGIDA que o titular da corporação havia confirmado a distribuição das vagas, além de ter dito que as primeiras etapas do concurso da Polícia Federal serão realizadas ainda este ano.
Logo, tudo indica que as provas escritas devem acontecer no decorrer do segundo semestre. O anúncio de que o edital sairia até junho deixou essa informação ainda mais quente. A publicação da portaria evidencia essa expectativa. Se o prazo de edital em até dois meses se concretizar, é possíve que as primeiras provas aconteçam em meados de agosto.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!