As autorizações de concursos públicos para 42,9 mil vagas estão mantidas e o quadro de autorizações para o próximo ano dependerá da votação da Lei Orçamentária de 2009 no Congresso Nacional.
As afirmações foram feitas nesta quinta-feira (27) pelo secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana.
O Projeto de Lei Orçamentária prevê autorizar concursos públicos até o quantitativo de 26.570 postos de trabalho, englobando as áreas de Seguridade Social, Educação e Esportes, com 20.228 e, também a substituição de terceirizados, com 19.423. De acordo com o Marcelo Viana, os concursos públicos são imprescindíveis para o desenvolvimento econômico e social do país.
Em 2008, foram publicadas 41 portarias de autorização de concurso no Diário Oficial da União, com vagas para os Ministérios de Comunicações, Fazenda, Educação, Cultura, Esporte, Desenvolvimento, Defesa, Justiça, Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Emprego, Transportes, Previdência, Saúde, Relações Exteriores e Presidência da República.