Depois da ampla repercussão da reportagem no Rondoniaovivo mostrando o descaso da falida Faculdade FATEC, a solução encontrada foi enviar um trator com entulhos para tentar encobrir a enorme quantidade de monografias de conclusão de cursos, de acadêmicos que na maioria ainda espera pelos seus diplomas e históricos escolares. O trator apareceu no local tão logo a matéria foi veiculada, e na pressa, não conseguiu encobrir todos os exemplares de TCCs.
Moradores da Rua Cardeal, no bairro Caladinho, Zona Sul de Porto Velho foram surpreendidos na segunda-feira (13) com diversos exemplares de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) de ex-acadêmicos da instituição de ensino FATEC, que fechou as portas, jogados num terreno baldio. O fato foi considerado um descaso com as obras intelectuais de ex-alunos e ganhou repercussão devido a muitos acadêmicos ainda não terem recebido os diplomas e históricos escolares comprovando as formações superiores.
Centenas de ex-alunos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) relatam dificuldades para obter o histórico escolar e o diploma de conclusão de curso após a falência da instituição. A falta de documentação tem prejudicado a continuidade dos estudos e a participação em concursos públicos, já que diversas universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) exigem a apresentação desses documentos.
De acordo com os acadêmicos, mesmo após terem concluído a graduação, não há nenhum canal de atendimento ou responsável legal que possa solucionar o problema. “Pessoas se dedicaram, cursaram, e hoje são tratadas dessa forma. É um descaso completo com quem confiou na instituição”, desabafa um dos ex-alunos.
Esperam que as autoridades responsáveis e órgãos fiscalizadores possa m comparecer ao local e inspecionar o material descartado. Também esperam por soluções quanto a emissões dos diplomas e documentos que possam garantir o exercício profissional dos formandos.