Nesta sexta-feira (29), a ONG Operação Sorriso promoveu um mutirão de triagens e atendimentos para crianças com lábio leporino e fenda palatina em Porto Velho. A ação ocorreu na Faculdade São Lucas, unidade 2, localizada na Guanabara com Alexandre Guimarães, bairro Mato Grosso, reunindo profissionais de 60 países para oferecer consultas, tratamentos integrais e cirurgias gratuitas, devolvendo sorrisos e promovendo a inclusão social dessas pessoas.
Cristina Murasco, diretora executiva da Operação Sorriso
Durante o mutirão, os pequenos pacientes passaram por etapas de avaliação clínica para garantir que estão aptos para o procedimento cirúrgico. Segundo a diretora executiva da Operação Sorriso, Cristina Murasco, a parceria com o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro é fundamental para o processo de triagem inicial, onde exames completos determinam se os pacientes podem ser encaminhados para a cirurgia.
Heberti Carvalho, gerente de marketing da empresa Dydyo
Heberti Carvalho, gerente de marketing da empresa Dydyo, parceira do projeto há dez anos, destacou a relevância da iniciativa: "É uma honra fazermos parte de um projeto tão importante, que coloca o sorriso de volta não só em uma criança, mas em uma família inteira".
Dr. Eduardo Pantoja, cirurgião volunário do Rio de Janeiro
O médico voluntário Dr. Eduardo Pantoja, do Rio de Janeiro, ressaltou a importância do trabalho voluntário: "É gratificante poder usar a medicina para transformar vidas, especialmente de quem tanto necessita".
PROJETO
A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, operando em 36 países. Além das cirurgias, oferece acompanhamento pós-operatório e suporte integral aos pacientes, reafirmando seu compromisso com a inclusão e qualidade de vida.
Os interessados em acessar o projeto devem procurar o Núcleo de Fissurados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, onde a primeira avaliação será realizada. Para mais informações, entre em contato com a unidade.