Honda decide tirar de linha motos Lead 110 e CB 1000R

Por causa de leis antipoluentes, ambos os modelos deixam o País. Mas o modelo esportivo poderá voltar ao mercado depois de ajustes no motor

Honda decide tirar de linha motos Lead 110 e CB 1000R

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com as exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar Por Motociclos e Veículos Similares (PROMOT 4), muitas motos saírão de linha por não se adequarem às regras de emissão de gases poluentes. A Honda já retirou alguns de seus modelos de linha, tirando as motocicletas Honda Lead 110 e CB 1000R de seu site, indicando o fim de suas vidas nas concessionárias do Brasil.

A marca atribui o fim das vendas ao PROMOT 4 e explica que as normas da segunda fase do programa são mais rígidas do que a legislação na Europa. Dessa forma, terão que tirar de linha a Honda Lead 110 e CB 1000 R. Em breve, a CBR 600RR e a GL 1800 Gold Wing também deixarão o País – só constam no site da fabricante porque algumas concessionárias ainda têm unidades em estoque, embora a importação já tenha sido interrompida.

Tanto a Lead 110 quanto a CB 1000R vendidas no Brasil vinham da linha de montagem da empresa em Manaus (AM) e sua produção foi encerrada no final de 2016. No caso da scooter Lead 110, outro fator pesava para o seu fim. Com baixo volume de vendas, sem aparecer entre os 10 modelos mais vendidos do ano passado, enquanto a PCX 150, maior e mais cara, teve 22.539 unidades emplacadas.

O caso é bem diferente para a CB 1000R. Foi a quarta naked mais vendida de 2016, com 1.509 unidades, um bom volume para uma moto dessa categoria e que era vendida por cerca de R$ 46 mil. Por isso, a Honda não descarta trazer a CB 1000 de volta como modelo 2018, após atualizar a mecânica para conseguir se adequar às exigências da lei brasileira. Porém, até que consigam mudar o motor, terá que ficar fora do Brasil.

 

MERCADO EM QUEDA

Da mesma forma que o segmento automotivo, o mercado das motos está ruim. Segundo os dados da Fenabrave, 67.606 unidades foram emplacadas em janeiro, 29,74% a menos do que as 96.266 motos do mesmo mês do ano passado. Se comparado com dezembro, o desempenho do primeiro mês de 2017 foi 19,19% menor. O fim de modelos como a Honda 110 Lead e CB 1000R contribui nessa queda – não que a fabricante tenha problemas, já que a CB 500 é a segunda naked mais vendida e lideram o segmento de scooters com a Biz, a Pop 110 e PXC 150.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS