Segundo a montadora, a proposta do conceito é a proposta de um carro construído em torno dos passageiros, para oferecer uma interação mais amigável.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Toyota aproveitou a CES 2017, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos, para mostrar o Concept-i, um estudo de carro autônomo com inteligência artificial, que entrará em teste no Japão nos próximos anos.
Segundo a montadora, a proposta do conceito é a proposta de um carro construído em torno dos passageiros, para oferecer uma interação mais amigável. O desenho do veículo veio do estúdio de design da marca na Califórnia em parceria com o Innovation Hub, uma área mantida pela Toyota em São Francisco para acolher startups de mobilidade.
O Concept-i tem uma central de inteligência artificial, que aprende com o motorista, não só caminhos e horários, mas também mapeia as emoções dos passageiros e os caminhos por onde passa.
A parte de direção autônoma foi melhorada ao combinar estímulos visuais e táticos, que diminuem o tempo de resposta do motorista, buscando reduzir cada vez mais condições de risco em que o motorista venha a dirigir. O projeto do carro inclui as opções de direção automática ou manual.
O carro foi desenvolvido de dentro para fora, diferentemente do modo convencional, onde surge primeiro a carroceria e depois o interior, ou comitantemente. A ideia é que a inteligência artificial use o carro para se comunicar com os ocupantes.
Entre os exemplos do que pode ocorrer é luzes coloridas que podem acendem na coluna A para alertar o motorista sobre um veículo no ponto cego, não exigindo que o motorista tire os olhos da pista enquanto optar pela direção manual.
A interação servirá também para quem está do lado de fora. A inteligência artificial vai poder aparecer nos painéis externos da porta para cumprimentar motoristas de outros veículos e pedestres, conforme se aproximam do carro.
Na parte de trás, a tampa do porta-malas servirá para alertar o motorista do carro que vem atrás sobre a direção da próxima curva, ou se há perigo na via relatado à frente.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!