VESTÍGIOS: Funai divulga imagens de indígenas isolados em RO e MT

Presença foi detectada em diversas ocasiões por meio de vestígios, como armadilhas pontiagudas, além de abrigos temporários, pontos de coleta de mel e outros alimentos e atividades de caça

VESTÍGIOS: Funai divulga imagens de indígenas isolados em RO e MT

Foto: Divulgação/Funai

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou imagens inéditas da presença de indígenas isolados nas Terras Indígenas Massaco, em Rondônia e Kawahiva do Rio Pardo, em Mato Grasso. O trabalho foi executado pela Diretoria de Proteção Territorial (DPT) da Funai, por meio das Coordenações das Frentes de Proteção Etnoambiental (CFPEs) Guaporé e Madeirinha-Juruena.
 
A presença foi detectada em diversas ocasiões por meio de vestígios, como armadilhas pontiagudas, além de abrigos temporários, pontos de coleta de mel e outros alimentos e atividades de caça. As fotos foram divulgadas na manhã de quarta-feira (8).
 
De acordo com o coordenador da FPE Guaporé, Altair Algayer, essas informações coletadas nas expedições não só confirmam a presença dos isolados, como também trazem dados da forma como vivem e se desenvolvem. Além disso, mostram como eles realizam movimentos, ao considerarem o clima e diferentes biomas da vegetação.
 
Outros pontos que podem ser analisados são: a forma de manejo na ocupação do território, a prática do nomadismo e a aptidão pela caça e coleta, aspectos da cultura material, dados demográficos, estilo arquitetônico das habitações e hábitos alimentares dos isolados.
 
Ainda segundo ele, esses dados coletados reafirmam a necessidade de proteger os isolados e o território onde vivem.
 
Na mesma linha, Jair Candor, coordenador da FPE Madeirinha-Juruena ressalta que a intenção dessas expedições é recolher informações para elaborar e executar políticas públicas de proteção mais qualificadas para os isolados.
 
“A divulgação desse trabalho se constitui como importante ferramenta de fortalecimento da política pública de proteção aos indígenas isolados, para que cada vez mais a sociedade se aproprie da importância de garantir os direitos dessas populações”, destaca Jair Candor.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Por qual motivo a Sejus não instala bloqueadores de celular nas cadeias de Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Sociedade Fogas LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS